Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Osama Bin Laden

A filha do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden se refugiou na Embaixada Saudita em Teerã, depois de enganar os guardas que a prenderam, ela e quatro irmãos estavam sob prisão domiciliar por oito anos, noticiou um jornal saudita nesta quarta-feira.

Há muito tempo se acreditava que o Irão tem sob custódia alguns filhos de Bin Laden desde que fugiram do Afeganistão após a invasão do país em 2001 - mais notavelmente Saad e Hamza bin Laden, que são candidatos a cargos na A -Qaeda.

Este ano, os funcionários E.U. disseram que Saad bin Laden, pode ter sido morto por um ataque aereo dos E.U. ao Paquistão, onde eles disseram que ele pode ter fugido depois de ser libertado do Irã, mas não puderam confirmar a informação.

Mas Omar bin Laden, um outro filho que mora no exterior, disse ao jornal Asharq al-Awsat que Eman disse a parentes em um telefonema da embaixada Saad e outros quatro irmãos ainda estavam detidos no Irão.

Tentativas pela Associated Press para chegar a Omar não foram retornadas imediatamente, e não houve nenhum comentário de funcionários iranianos e sauditas.

Asharq Al-Awsat , disse que a filha, Eman, de 17 anos, escapou dos guardas e fugiu para a Embaixada Saudita a quase um mês atrás. Responsável da embaixada confirmam e que a 25 dias houve esforços diplomáticos com os iranianos para tirá-la do país.

Outro filho de Bin Laden, Abdullah, que vive na Arábia Saudita, disse à rede de notícias árabe de televisão Al-Jazeera em uma entrevista levada ao ar nesta semana que Eman telefonou para ele depois que iludiu os guardas que estavam acompanhando-a em uma viagem de compras em Teerã.

Osama bin Laden afirma ter 19 filhos com várias mulheres. Ele levou pelo menos uma de suas esposas e seus filhos com ele para o Afeganistão no final de 1990 depois que foi expulso de seu refúgio anterior no Sudão. Eles fugiram quando a guerra liderada pelos EUA entrou em erupção, incluindo o grupo que tentou escapar por Iran.

Seu filho, Omar disse Asharq Al-Awsat disse que a família não sabia do paradeiro de alguns dos irmãos que fugiram. "Até quatro semanas atrás, não sabíamos onde estavam", disse Omar, de 28 anos, que é casado com uma mulher britânica e que viveu no Egito e no Golfo. Ele disse que outros oito filhos bin Laden vive na Arábia Saudita e Síria.

A maioria das crianças al-Qaida líder, como Omar, se transformam em legítimos homens de negócios. A família Bin Laden é uma das mais ricas da Arábia Saudita, Osama foi deserdado em 1994, quando a Arábia Saudita retirou-lhe a sua cidadania por causa de suas atividades militantes. O Bilionário Osama bin Laden, pai de Maomé, que morreu em 1967, teve mais de 50 crianças e fundou o Binladen Group, um conglomerado de construção que recebe muitos contratos de construção importantes no reino.

Omar bin Laden disse que conversou por telefone nas últimas semanas com seu irmão Othman, de 25 anos, que está entre os seis irmãos detidos no Irão. Othman disse-lhes que as autoridades iranianas detiveram o grupo depois de terem atravessado a fronteira do Afeganistão em 2001, e desde então, tem-lhes mantido sob a guarda em um complexo habitacional em Teerã, disse Omar ao Asharq Al-Awsat.

Omar disse que os filhos de Bin Laden que estão no Irã sã: Saad, Hamza, Othman e Bakr e filhas Eman e Fátima.

Em janeiro, o Tesouro impôs sanções financeiras sobre Saad bin Laden e outros três al-Qaeda por atividades terroristas suspeitas. Na época, Michael McConnell, o então diretor da inteligencia nacional, disse que acreditava que Saad tinha deixado o Irã e, provavelmente, estava no Paquistão.

Em Julho, os oficiais de contraterrorismo E.U. disseram que Saad pode ter sido morto em um ataque aéreo E.U. no Paquistão, mas não houve confirmação.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário