Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Vulcão Ativo até debaixo d'água


Vídio no Final

Um vídeo filmado por um submarino-robot no fundo do Oceano Pacífico mostra a mais profunda erupção de um vulcão submarino já registada. As imagens mostram lava explodindo na água no vulcão submarino de Mata Ocidental, que fica a 1.200 metros de profundidade, localizado cerca de 200 km ao sudoeste do arquipélago de Samoa.


O robot submarino Jason desceu 1.100 metros para conseguir filmar o vídeo de alta definição. O submarino ainda encontrou micróbios e uma espécie de camarão que vive nas águas quentes e ácidas em torno do vulcão.

"É um ambiente extraordinário", disse Joseph Resing, da Universidade de Washington e do Joint Institute for the Study of the Atmosphere and Ocean em Seattle, nos Estados Unidos.

"Há lava derretendo a 1.400 ºC produzindo fluidos acetosos – o dióxido de enxofre deixa esses fluidos com o ph1.4, extremamente ácido, e, ainda assim, os micróbios e camarões crescem", disse à BBC. "Os gases magmáticos sustentam e fornecem energia para a vida microbial, e os micróbios fornecem energia para os camarões."

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário