Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Água líquida em Marte, primeiros indícios, será?

Poucos dias após a Phoenix pousar em Marte no dia 25 de Maio de 2008, foi enviado uma imagem mostrando uma misteriosa mancha/objeto em uma das suas pernas. Estranhamente, a mancha/objeto cresceu em tamanho ao longo das próximas semanas, e os cientistas da Phoenix discutiam a origem dos objetos desde então.

Phoenix <<span class=

Phoenix pousando, na missão, mas os membros ainda não sabiam se tinhan sido implantados com sucesso seus painéis solares (Ilustração: Corby Resíduos / NASA)

Uma intrigante possibilidade é que são gotículas de água salgada que cresceu, absorvendo vapor de água da atmosfera. Argumentos para esta ideia são definidos em um estudo realizado pelo membro da equipe Phoenix Nilton Renno da Universidade de Michigan em Ann Arbor, em co-autoria com outros 21 pesquisadores, incluindo o cientista chefe da missão, Peter Smith, da Universidade do Arizona em Tucson. O estudo (pdf) será apresentada em março na Conferência de Ciência Lunar e Planetária, em Houston, Texas.

<<span class=

Grupos de manchas/objeto em uma das pernas da Phoenix foram observados em crescimento ao longo do tempo. (Imagem: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona / Max Planck Institute)

http://www.newscientist.com/data/images/ns/cms/dn16620/dn16620-2_800.jpg

Um dos conjuntos de manchas na perna da Phoenix (direita em destaque) parece crescer após aparentemente absorver o líquido da mancha ao seu lado. As imagens foram tomadas nos dias 8, 31 e 44 dos dias Marcianos, da missão Phoenix (Imagem: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona / Max Planck Institute)

Newscientist

Nenhum comentário:

Postar um comentário