Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Brasil amplia presença na Arca de Noé vegetal

“’se controlarmos o petróleo, controlamos o mundo; se controlarmos os alimentos, controlamos a população…” - [1] Henry Kissinger


RIO - Dois anos após ser concebido, o cofre global de sementes, na Noruega, já começa a dar frutos. O ambicioso projeto para preservar, num prédio subterrâneo, plantas alimentícias de diversas localidades já tem 53 mil amostras de 100 mil espécies em risco de extinção, como mostra matéria do enviado especial Carlos Albuquerque.


O Brasil já enviou amostras, mas pretende ampliar significativamente sua participação. No total, essa Arca de Noé das plantas vai abrigar cerca de três milhões de sementes, quase tudo o que se cultivou em milhares de anos de agricultura. Do lado de fora, ficam ameaças como terremotos, inundações e secas.


- Estamos crescendo mais depressa do que imaginávamos - conta Cary Fowler, diretor executivo do Fundo Global de Diversidade de Cultivos, empresa que administra o cofre, durante o encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em Chicago.


O Brasil participa do projeto através da Embrapa e, de acordo com Fowler, já cedeu algumas espécies de milho para o cofre, localizado num túnel subterrâneo, em Spitsbergen, no Ártico norueguês. Segundo o executivo, o Brasil deve se tornar um dos maiores contribuintes do projeto.


- Devo viajar para o Brasil em breve para acertar com a Embrapa maiores detalhes de futuras contribuições - diz Fowler. - Por sua riqueza, o país será um dos maiores fornecedores de material para o cofre. Em Oglobo


[1] - Henry Kissinger - 56º Secretário de Estado dos Estados Unidos da América . Mandato: 22 de Setembro de 1973 -20 de Janeiro de 1977

Fonte



Nenhum comentário:

Postar um comentário