Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Swatch fechou contas no UBS e no Crédit Suisse

O patrão do maior grupo relojoeiro suíço, Nicolas Ayek, revelou que o Grupo Swatch retirou boa parte dos depósitos em dinheiro que tinha nos dois maiores bancos suíços.

“Por causa de banqueiros cretinos e desonestos, corríamos o risco de perder bilhões”, declarou Ayek, em seu tom habitualmente franco e polêmico, ao jornal econômico suíço Agefi.

“Se o UBS e o Crédit Suisse falissem, perderíamos vários bilhões de francos suíços”, explica Ayek, acrescentando que os depósitos em dinheiro foram repartidos entre vários bancos estaduais e os correios. “Compramos até ouro”, precisou Ayek. Ele diz ainda que ficou com medo da dimensão da crise.

Acerca das reservas em dinheiro vivo, o patrão da Swatch afirmou que o grupo não investe para ganhar 3, 5% ou 10% em outros papéis, mas sim manter as reservas para investir em suas próprias empresas. Ele considera que é necessário redimensionar os dois grandes bancos, para “diminuir sua dominação sobre a economia real.”

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário