Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Criacionistas persistem em negar Darwin

Para muita gente, Deus criou o mundo em seis dias, 4.400 anos de enviar seu filho Jesus Cristo. Para outros, é a mão invisível de Deus que dirige a seleção das espécies.

Duzentos anos depois de Darwin, os criacionistas estão presentes nas Américas, na Europa e na Suíça.

O Jardim do Eden, "como o verdadeiro". Disneyland? Não, no museu da criação em Petersburg, no estado de Kentucky, Estados Unidos.
Legenda da foto: O Jardim do Eden, "como o verdadeiro". Disneyland? Não, no museu da criação em Petersburg, no estado de Kentucky, Estados Unidos. (Robert Huber, Lookatonline)
Duzentos anos depois de Darwin, os criacionistas estão presentes nas Américas, na Europa e na Suíça.

No início, o próprio Charles Darwin era criacionista – ou pelo menos adepto do disign inteligente, como se diria atualmente. No preâmbulo da teoria da seleção natural, ele fala de um "grande selecionador" que, à maneira de horticultores ou de criadores, escolhem as melhores espécies para fazê-las prosperar.

Contudo, quanto mais ele avança em suas descobertas, menos ele encontra provas da existência desse grande selecionador. Em 1844, ele escreve a seu amigo Joseph Hooker: "estou quase convencido que as espécies não são imutáveis. É como confessar um assassinato."

Assassinato de Deus, que Darwin não ousa contar a seus próximos. "Quando temos uma esposa membro do Credo Unitarista, uma das seitas mais estritas da Inglaterra protestante, e que adoramos essa mulher, não são coisas de que se fala à noite, à mesa", resume André Langaney, geneticista, especialista da evolução e professor na Universidade de Genebra.




Ameaças sobre a Europa

« Esse combate contra a teoria da evolução emana mais frequentemente de extremistas religiosos próximos dos movimentos políticos de extrema direita. » Guy Lengagne, relator para o Conselho da Europa

Portanto, 150 anos depois da publicação da Origem das Espécies, muita gente se recusa a admitir o que é evidente para a ciência. Há alguns anos, as diferentes formas de criacionismo parecem inclusive voltar com mais força.

O fato preocupa o Conselho da Europa. Em junho de 2007, o deputado socialista francês Guy Lengagne, em nome da comissão da cultura, ciência e educação, fez um relatório denunciando em termos alarmistas as tentativas de infiltração das escolas do continente pelos meios criacionistas.

"O combate contra a teoria da evolução provém geralmente de extremistas religiosos próximos dos movimentos políticos de extrema direita", afirma o relatório, que interpreta o fato como "uma ameaça direta à democracia", que os defensores do criacionismo estrito "querem substituir pela teocracia."

Refutado inicialmente pela Assembléia Parlamentar, esse relatório foi aceito em segunda leitura. "Mas não quiseram elaborar uma regulamentação. Foi uma espécie de empate", explica Claire Clivaz, teóloga na Universidade de Lausanne.

Essa professora de Novo Testamento e literatura cristã e seus colegas decidiram organizar uma formação em seis aulas para dar aos professores argumentos para responder às teses criacionistas.

"Por vezes, temos reações de alunos que se insurgem contra as teorias de Darwin em nome da religião, mesmo se é mais raro do que na França", observa Claire Clivaz.

Deus como hipóteses

No entanto, a teóloga não coloca em questão a liberdade de crença, que na Suíça é garantida pela Constituição. Para ela, "o problema começa no momento em que se dá um peso político, institucional a teorias que pretendem competir com teorias científicas."

Também para André Langaney, a causa é clara: Darwin e a Gênese não falam da mesma coisa. A atitude religiosa é uma questão de fé, enquanto a postura científica é de dúvida. A fé não tem nada a ver com ciência, em que tudo deve ser colocado em questão.

Ele lembra uma anedota: quando em 1796, Pierre Simon de Laplace é o primeiro a fazer a hipóteses do nascimento do sistema solar a partir de uma nuvem de gás e de poeira em rotação, Napoleão acolhe bem o livro, mas diz ao sábio que no livro não se encontra traço de Deus. Laplace responde então: "Senhor, eu não preciso dessa hipótese."

"Eu o diria de outra maneira, acrescenta Langaney: Deus é uma hipótese cara, e não forçosamente científica, porque não temos a menor prova material de sua existência."


Questão de sentido

« O povo quer sábios, não cientistas. » André Langaney, geneticista

Isso nunca impediu os crentes de crerem. Mas por que então esse ressurgimento do criacionismo hoje?

Claire Clivaz considera, entre outras hipóteses, um efeito do que se chama de politicamente correto. "Estamos em uma época em que não se aceita mais os discursos da autoridade do estilo o professor disse, está certo", afirma ela. Portanto, se a evolução é apenas uma teoria, admite-se, para não vexar ninguém, que ela tem o mesmo valor de uma outra.

Para a teóloga, contudo, também poderia ser uma decorrência da impressão que os recursos do mundo chegam ao fim e da necessidade de questionar sobre o começo. Porque, se teve um começo, deve haver um sentido no fato que haverá um fim."

"As pessoas têm medo, elas são muito solitárias, assinala André Langaney, e as seitas, em particular as seitas criacionistas, lhes oferece um contexto seguro e laços afetos que elas não têm na vida cotidiana."

O homem, de fato, vive melhor com certezas do que com dúvidas. "O povo quer sábios, não quer cientistas", conclui o geneticista.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário