Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Super raio-X : 10 bilhões de vezes mais brilhante que Sol para revelar segredos do mundo antigo.

Um novo super-poderoso de raios-X está configurado para desvendar os segredos de antigos artefatos culturais que tenham sido bloqueados por séculos de tempo, usando uma luz 10 bilhões de vezes mais brilhante que o sol.

O raio-X beamline será capaz de pesquisar e analisar grandes artefatos até duas toneladas de peso com incrível precisão.

Ele está sendo construído no Diamond Light Source, em Oxfordshire e vai ser lançado no Outono.
Jeep beamline
Diamond Light Source, em Oxfordshire

Dr. Jen Hiller, residente Diamond, arqueólogo, disse que um único feixe de raios-X irá utilizar radiação intensa conhecida como synchroton luz.

Isso permitirá aos investigadores de ver através de objetos sólidos e construir imagens de uma micro escala, revelando detalhes inferior à espessura de um cabelo humano.

Ela disse: 'Cientistas em todo o mundo serão capazes de aplicar a utilizar este único beamline para pesquisar profundamente os preciosos artefatos antigos para desvendar os seus segredos de uma forma não-invasiva.

Nunca antes foi possível fazer varredura e imagem em tão grandes relíquias com tal precisão."

Os cientistas do Museu Britanico, estarão entre os primeiros a utilizar o beamline conhecido como o Conjunto de Engenharia, Ambiente e Processamento ou jipe.

Eles vão utilizar um feixe sobre esta estatuas de bronze para descobrir como foram criados.

Dra. Janet Ambers, do departamento de conservação do museu, disse: "Sabemos que essas estátuas são constituídos por um número de diferentes peças que foram unidas.

«A junta é tão densa que é somente por meio da Jeep e intensos raios-X que vamos ser capazes de penetrá-los e ver como as estátuas foram feitas.

"Isso ajudará a responder as perguntas sobre a tecnologia e os materiais utilizados para produzir inicialmente as estátuas, bem como fornecer informações sobre a forma como eles foram modificados durante o século 19. "

O Jeep beamline também serão utilizados pelos fabricantes de Rolls Royce que tem manifestado interesse na instalação.

Para criar o super-feixe de luz brilhante, elétrons são disparadas em um acelerador, até atingir uma velocidade próxima a da luz. Os elétrons, em seguida, passar para um reforçado anel onde eles ganham até 3 giga elétron volts de energia antes de ser empurrado em um anel de armazenamento.

Aqui, os elétrons passam por ímans especialmente concebidos que dobrar a potencia, liberando synchroton luz, que estabelece os filtros beamline.

Todo o processo funciona em uma fração do tempo utilizado pelos métodos existentes, tais como tomografia computadorizada e padrão de raios-X.

«Estamos falando de uma questão de minutos, em oposição a um número de horas," disse o Dr. Hiller.

O Jeep beamline é o primeiro a pesquisar grandes objetos utilizando o synchroton luz, que é de 100 bilhões de vezes mais brilhante que os das maquinas de raios-X de hospital. Ele está sendo construído fora do complexo existente em Diamond.

A empresa já possui 13 beamlines que analisam pequenos objetos de madeira. Os primeiros sete operam desde janeiro de 2007. E há planos para operar 32 no total.

O ambicioso projecto é projetado para custo 473 milhões e é financiado pelo Governo da Ciência e Tecnologia e do Conselho Facilidade Welcome Trust.

Dailymail

Nenhum comentário:

Postar um comentário