O raio-X beamline será capaz de pesquisar e analisar grandes artefatos até duas toneladas de peso com incrível precisão.
Ele está sendo construído no Diamond Light Source, em Oxfordshire e vai ser lançado no Outono.
Diamond Light Source, em Oxfordshire
Dr. Jen Hiller, residente Diamond, arqueólogo, disse que um único feixe de raios-X irá utilizar radiação intensa conhecida como synchroton luz.
Isso permitirá aos investigadores de ver através de objetos sólidos e construir imagens de uma micro escala, revelando detalhes inferior à espessura de um cabelo humano.
Ela disse: 'Cientistas em todo o mundo serão capazes de aplicar a utilizar este único beamline para pesquisar profundamente os preciosos artefatos antigos para desvendar os seus segredos de uma forma não-invasiva.
Nunca antes foi possível fazer varredura e imagem em tão grandes relíquias com tal precisão."
Os cientistas do Museu Britanico, estarão entre os primeiros a utilizar o beamline conhecido como o Conjunto de Engenharia, Ambiente e Processamento ou jipe.
Eles vão utilizar um feixe sobre esta estatuas de bronze para descobrir como foram criados.
Dra. Janet Ambers, do departamento de conservação do museu, disse: "Sabemos que essas estátuas são constituídos por um número de diferentes peças que foram unidas.
«A junta é tão densa que é somente por meio da Jeep e intensos raios-X que vamos ser capazes de penetrá-los e ver como as estátuas foram feitas.
"Isso ajudará a responder as perguntas sobre a tecnologia e os materiais utilizados para produzir inicialmente as estátuas, bem como fornecer informações sobre a forma como eles foram modificados durante o século 19. "
O Jeep beamline também serão utilizados pelos fabricantes de Rolls Royce que tem manifestado interesse na instalação.
Para criar o super-feixe de luz brilhante, elétrons são disparadas em um acelerador, até atingir uma velocidade próxima a da luz. Os elétrons, em seguida, passar para um reforçado anel onde eles ganham até 3 giga elétron volts de energia antes de ser empurrado em um anel de armazenamento.
Aqui, os elétrons passam por ímans especialmente concebidos que dobrar a potencia, liberando synchroton luz, que estabelece os filtros beamline.
Todo o processo funciona em uma fração do tempo utilizado pelos métodos existentes, tais como tomografia computadorizada e padrão de raios-X.
«Estamos falando de uma questão de minutos, em oposição a um número de horas," disse o Dr. Hiller.
O Jeep beamline é o primeiro a pesquisar grandes objetos utilizando o synchroton luz, que é de 100 bilhões de vezes mais brilhante que os das maquinas de raios-X de hospital. Ele está sendo construído fora do complexo existente em Diamond.
A empresa já possui 13 beamlines que analisam pequenos objetos de madeira. Os primeiros sete operam desde janeiro de 2007. E há planos para operar 32 no total.
O ambicioso projecto é projetado para custo 473 milhões e é financiado pelo Governo da Ciência e Tecnologia e do Conselho Facilidade Welcome Trust.
Nenhum comentário:
Postar um comentário