Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

O pecado mais confessado pelos mexicanos é...

Na intimidade do confessionário, mexicanos e mexicanas confessam-se sobre tudo e sentem-se igualmente culpados do pecado da infidelidade, seguindo-se as relações sexuais antes do matrimónio e o roubo, informou a Arquidiocese do México.

«Dá-se em ambos os géneros por igual, antes eram mais os homens mas hoje estão a par», afirmou o porta-voz da Arquidiocese, Hugo Valdemar, que definiu o grupo de idade entre os 27 e os 50 anos, como o que mais frequentemente cai nesse tentação.

O tema preocupa a comunidade religiosa do México, ocupando um espaço importante nos sermões sacerdotais, na catequese e na preparação matrimonial. «Tornou-se muito frequente», explicou Valdemar.

Normalmente quem se aproxima para confessar este pecado diz que o cometeu de forma esporádica. É mais difícil para os que mantêm uma relação extra-matrimonial de forma continuada, «porque não querem abandoná-la», disse o porta-voz sacerdotal.

Mas não é só a infidelidade o pecado que mancha as consciências dos mexicanos, pois as relações sexuais antes do matrimónio e o roubo são também duas das faltas mais confessadas. Igualmente, rancores, ódios e invejas na família ou no trabalho, aparecem amiúde no confessionário. «Embora a confissão tenha diminuído, continua a ser uma praxis muito apreciada, que dá paz e serenidade», explicou Valdemar.

Cerca de 90 por cento dos aproximadamente 107 milhões de mexicanos dizem-se católicos, embora a percentagem tenha vindo a descer nos últimos anos.

Quem não põe o pé no confessionário são os membros do crime organizado, na origem de mais de 10.500 assassínios nos dois últimos anos de acordo com as estatísticas oficiais. «Desgraçadamente este tipo de pessoas não se aproxima do confessionário, não sente culpa», concluiu o porta-voz da Arquidiocese do México.

Diario.iol

Nenhum comentário:

Postar um comentário