Por ter sido elucidado um dos maioes mistérios da história naval da Europa.
A empresa americana Odyssey Marine Exploration confirmou a descoberta do que seriam destroços do HMS Victory, a nau capitânia britânica que afundou há 264 anos no Canal da Mancha com 4 toneladas de moedas de ouro a bordo.
Se estiver a bordo, pode vir a ser o maior tesouro submarino jamais encontrado - maior em valor, inclusive, do que 500 mil peças de prata e centenas de objetos de ouro encontrados pela Odyssey em 2007, num galeão espanhol naufragado. Até hoje, a fortuna está em litígio com o governo da Espanha.
O MAIS PODEROSO
Considerada a embarcação mais poderosa do seu tempo, o HMS Victory naufragou EM 1744 perto dos Casquets, rochedos ao longo das ilhas anglo-normandas do canal da Mancha, durante uma tempestade quando retornava da Espanha.
As 1.150 pessoas a bordo morreram.
A nau acabou dando nome ao navio sucessor que levou o almirante Nelson à vitória ante a armada franco-espanhola, na batalha de Trafalgar, em 1805.
Além das moedas de ouro, a embarcação teria 100 canhões de bronze com valor estimado entre US$ 25 mil cada, segundo a publicação The Observer.
SOBERANIA
Um porta-voz do ministério da defesa da Grã-Bretanha confirmou que "o navio localizado pode ser realmente o HMS Victory".
E advertiu:
"Supondo-se que os destroços sejam de um navio de guerra britânico, seus restos estão protegidos pela cláusula de imunidade soberana. Isso significa que nenhuma ação intrusiva possa ser realizada sem o consentimento explícito do Reino Unido".
Mas segundo fontes, o grupo de buscas Odyssey - com sede na Flórida (EUA) - assinou um acordo com o Ministério britânico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário