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quinta-feira, 5 de março de 2009

Qualidade no Atendimento pelas Companhias Telefônicas - Classificação Janeiro/2009

Anatel adota novo indicador para medir qualidade do atendimento ao usuário
03 de Março de 2009

A Anatel criou um novo indicador para aferir a qualidade do atendimento das prestadoras aos consumidores, a partir das solicitações feitas à Central de Atendimento da Agência.

O Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) tem como finalidade incentivar as prestadoras a aperfeiçoar o tratamento de reclamações, tornando-as mais eficazes na resolução de problemas apontados pelos usuários dos serviços.

As prestadoras partem da nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação a metas de desempenho previamente estabelecidas.

O IDA é dinâmico: as metas serão progressivas, para buscar a excelência do atendimento.

O Índice leva em consideração a capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações, de reduzir pendências e de evitar reincidências.

Assim, quanto melhor o desempenho no atendimento às metas estabelecidas pela Anatel, maior o índice obtido pela prestadora. O IDA está disponível no portal da Anatel (www.anatel.gov.br), na visão Espaço do Cidadão, canal "Informações e consultas", item "Ranking", e será atualizado mensalmente.

As metas são as seguintes:


TELEFONIA MÓVEL

TELEFONIA FIXA - LOCAL

TELEFONIA FIXA - LONGA DISTÂNCIA NACIONAL (LDN)

Média histórica

Meta

Média histórica

Meta

Média histórica

Meta

Índice de reclamação

0,320/1.000 acessos

0,200/1.000 acessos

0,726/1.000 acessos

0,400/1.000 acessos

0,047/1.000 documentos de cobrança

0,030/1.000 documentos de cobrança

Reincidência

12%

10%

11%

10%

11%

10%

Pendência

3%

2%

3%

2%

3%

2%

Resolução no prazo

78%

82%

72%

82%

72%

82%

Os índices obtidos pelas prestadoras no mês de janeiro de 2009 foram os seguintes:

TELEFONIA MÓVEL

Grupo

Índice de Desempenho no Atendimento

Sercomtel Celular

100,000

CTBC Celular

96,920

Vivo

94,930

Claro

89,303

Telemig Celular

86,682

TIM GSM

84,725

Amazônia Celular

74,633

Oi Celular

69,330

Brasil Telecom GSM

59,845

AEIOU

41,172

TELEFONIA FIXA - LOCAL

Grupo

Índice de Desempenho no Atendimento

Intelig

100,000

Sercomtel

100,000

CTBC Telecom

98,274

Oi

84,963

Brasil Telecom

80,318

GVT

73,401

Embratel

61,327

Telefônica

57,193

TIM

15,906

TELEFONIA FIXA - LONGA DISTÂNCIA NACIONAL (LDN)

Grupo

Índice de Desempenho no Atendimento

Sercomtel (43)

100,000

Intelig (23)

99,357

Oi (31)

85,961

Brasil Telecom (14)

77,040

Embratel (21)

72,822

CTBC Telecom (12)

71,627

Telefônica (15)

62,754

GVT (25)

46,619


Anatel.gov


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