Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Caso Battisti - Irmão de Battisti diz que italiano foi agredido na prisão no BrasilB

Vincenzo Battisti, irmão mais velho de Cesare Battisti, afirmou, em entrevista à revista italiana "Panorama", que o ex-ativista foi agredido na prisão no Brasil.

Cesare Battisti é escoltado por policiais federais em Brasília em 19 de março de 2007. (Foto: AP)


"Eles batiam [em Cesare] continuamente, apagavam cigarros em seu corpo. Antes de vê-lo, sua mulher e sua filha mais nova tiveram de esperar por dois dias. Mas no encontro ele ainda estava com o rosto inchado", afirmou.

Na entrevista, que será publicada na sexta-feira (13) na Itália, Vicenzo pediu ao presidente da República italiana, Giorgio Napolitano, que conceda indulto ao ex-ativista de esquerda radical pela condenação à prisão cadeia perpétua na Itália por quatro assassinatos.

Vincenzo, de 68 anos, disse que falava "em nome de toda a sua família", e insistiu em que seu irmão, que viveu desde 1990 na França, recebeu a ajuda dos serviços secretos franceses para fugir para o Brasil, depois de as autoridades francesas aceitarem sua extradição à Itália em 2004.

''Cesare está convencido de que isso aconteceu por motivos políticos. Em 2004, parte da opinião pública era contrária a sua extradição à Itália. Por isto o ajudaram: para não perder votos nas eleições seguintes", afirmou.

"Depois os agentes lhe entregaram à polícia brasileira, que o tinha escondido em um apartamento. Ele me contou que tinha sido drogado e que ameaçavam matá-lo."

Procurado pelo G1, o Ministério da Justiça informou que não comentaria as declarações do irmão de Battisti à revista.

Battisti foi detido no Rio de Janeiro em março de 2007, e desde então se encontra em prisão preventiva em Brasília, à espera de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir sobre o pedido de extradição solicitado pela Itália.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário