Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Governo italiano aprova decreto contra eutanásia de italiana em coma

ROMA, 6 FEV - O governo italiano aprovou nesta sexta-feira decreto "de urgência" que proíbe a interrupção de alimentação artificial a Eluana Englaro, italiana que está em coma irreversível há 17 anos e cuja família obteve essa autorização da Justiça.

Mesmo contra a postura do presidente do país, Giorgio Napolitano, o Conselho de Ministros decidiu por aprovar o decreto.

A medida prevê que a alimentação e a hidratação não podem, em nenhum caso, serem negadas por sujeitos interessados ou suspensas por quem a assiste.

Pouco antes, Napolitano havia enviado uma carta ao primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, se declarando contra a aprovação do decreto.

Segundo fontes governistas, o chefe de Estado italiano pediu, no texto, um pronunciamento rápido do Parlamento sobre o "testamento biológico", que é tramitada nessa instância e que, se aprovada, instituirá que a alimentação e a hidratação são formas de sustento vital.

O Executivo havia suspendido a sessão para esperar a carta do presidente. Assim que recebeu o texto, voltou a se reunir para decidir que uma posição, mas não acatou ao pedido do chefe de Estado.

Também hoje a imprensa italiana publicou a notícia de que Berlusconi estaria discutindo com o Vaticano a questão, porém, a informação foi logo desmentida pelo porta-voz da Santa Sé, cardeal Federico Lombardi.

"Desmentimos categoricamente o que foi publicado" sobre "uma suposta conversa entre [o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio] Bertone e Berlusconi. A notícia é infundada", afirmou em comunicado.

Eluana, em estado vegetativo desde que sofreu um acidente de trânsito, foi transferida esta semana a uma clínica de Udine, nordeste da Itália, onde sua alimentação e hidratação seriam reduzidas progressivamente.

Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário