Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Itália: partido da base governista convoca para domingo manifestação em Milão para pedir extradição de Battisti

MILÃO, 6 FEV - O partido italiano Aliança Nacional (AN), da base governista, programou para o próximo domingo uma manifestação em Milão para pedir a extradição do ex-militante de esquerda e ex-terrorista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos.

A manifestação contará com a presença do presidente da AN e ministro da Defesa italiano, Ignazio La Russa, além de outros dirigentes do partido.

Será realizada ua marcha, que sairá do Teatro Novo, na praça San Babila. Membros do partido falarão sobre "AN versus PDL" [coalizão governista Povo da Liberdade e da qual a AN faz parte], e, depois, irão até a Torre Velasca.

No dia 24 de janeiro, o dirigente regional da AN, Carlo Fidanza, durante uma manifestação organizada pela aliança com o mesmo intuito, pediu o boicote ao amistoso entre Brasil e Itália, programado para o próximo dia 10, em repúdio a decisão do ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, de conceder refúgio político a Battisti.

Na quinta-feira o Parlamento Europeu aprovou a resolução que pede para o Brasil revisar a decisão.

No momento o caso é analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá decidir se ratifica o refúgio político ou autoriza a extradição do ex-ativista.

Battisti está no Brasil desde 2007 e é condenado na Itália por quatro homicídios cometidos na década de 1970, quando militava no grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Ansa

Um comentário:

  1. Não sei todos os aspectos dessa historia, mas a Italia me parece muito xenófoba.

    ResponderExcluir