Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Milhares de cometas escuros podem colidir com a Terra

Milhares de cometas que circulam no sistema solar podem ser um perigo para a Terra por serem indetectáveis, o que dificulta a antecipação de um eventual impacto, alertaram quarta-feira vários astrónomos britânicos.
Imagens do impacto

São cerca de três mil os cometas que circulam no sistema solar e apenas 25 podem ser avistados a partir da Terra, conforme no artigo da revista New Scientist, assinado por Bill Napier, da Universidade de Cardiff, e por David Asher, astrónomo do Observatório da Irlanda do Norte.

"Devemos alertar para o perigo invisível mas significativo que são os cometas escuros", dizem os astrónomos, explicando que um cometa fica escuro quando perde a cola brilhante.

Desprovido desta substância, "o trajecto de um cometa que esteja em rota de colisão com o planeta Terra pode passar despercebido ao telescópio", afirmam Napier e Asher.

Nos últimos séculos, o cometa de que há registo de ter passado mais próximo da Terra foi o IRAS-Araki-Alcock, que esteve a cinco milhões de quilómetros da superfície terrestre e que tinha apenas um por cento de matéria luminosa.

IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário