Vamos a Noticia:
WASHINGTON - Um satélite da empresa privada dos E.U. de Comunicações por satélite colidiu com um satélite russo inativo. Esta é primeira vez que acontece uma colisão deste tipo no espaço, disse um porta voz militar, nesta quarta-feira.
O choque, que aconteceu na terça-feira em baixa órbita terrestre, envolveu uma nave espacial de propriedade privada da Iridium Satellite LLC e um satélite "fora de operação" de comunicações por satélite da Rússia, disse o tenente-coronel da Força Aérea Les Kodlick do Comando Estratégico dos E.U..
"Acreditamos que essa é a primeira vez que dois satélites se colidem em órbita", afirmou.
O Comando Conjunto do Centro de Operações Espaciais e monitoramento informou que a colisão produziu de 500 a 600 pedaços de escombros, alguns tão pequenos que chegam a 10 centímetros (3,9 polegadas).
A colisão ocorreu a cerca de 780 quilómetros (485 milhas), uma altitude usada por satélites que monitoram condições meteorológicas e realizam as comunicações telefónicas entre outras coisas, disse.
"É uma órbita muito importante para uma série de satélites", disse ele.
A Estação Espacial Internacional opera em uma baixa altitude e a prioridade n º 1 é a segurança justamente para evitar colisões, Kodlick disse.
Veja esse trabalho em video feito pela Nasa.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário