Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

União Africana escolhe Gaddafi para presidente

O presidente da Libia, Muammar al-Gaddafi, foi escolhido nesta segunda-feira (2) para presidir a União Africana (UA), que reúne 53 paises. Gaddafi foi eleito ''pelos chefes de Estado em sessão a portas fechadas, com mandato de um ano,'' disse Habiba Mejri-Sheikh, porta-voz da UA.

O machete presidencial foi entregue a Gaddafi por Jakaya Kikwete, da Tanzânia, que deixou o cargo, em meio a aplausos de outros líderes. Alguns governantes de países membros, no entanto, estar apreensivos com a nomeação do líder líbio.

Gaddafi tem propugnado há anos uma união mais mais forte dentro da organização e antes de ser escolhido esboçou sua visão de um amplo governo de abrangência continental. Ele disse desejar uma única força armada africsana, uma moeda única e de um só passaporte para os africanos se deslocarem no interior do continente.

Em uma reunião prévia, a portas fechadas, na segunda-feira, Gaddafi não obteve apoio para a ideia dos chamados ''Estados Unidos da África''. Em vez disso os líderes decidiram estudar formas de ampliar o mandato da actual Comissão da UA, que passará a se chamar Autoridade da UA.
Em agosto último, uma reunião de mais de 200 reis e governantes tradicionais africanos ofereceu ao líder líbio o título de ''rei dos reis''.

Em suas primeiras sessões, os delegados à UA exigiram a suspensão das sanções contra o Zimbábue. A decisão seguiu-se ao anúncio, na sexta-feira, de que a oposição aceitara se somar a um governo de unidade.

Com informações da Al Jazira

Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário