Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Futebol, Religião, Violencia e Morte


Um grupo de adeptos irlandeses protestantes do clube escocês do Glasgow Rangers espancou até à morte um irlandês católico, em Coleraine, depois de festejar a conquista do título do clube de Pedro Mendes na liga escocesa.

Segundo testemunhos locais, cerca de vinte adeptos com camisolas e cachecóis do Glasgow Rangers deslocaram-se ao bairro católico da pequena cidade irlandesa onde acabaram por cometer o homicídio. «Atacaram a primeira pessoa que lhes surgiu pelo caminho», contou Billy Leonard, um antigo polícia e político do partido nacionalista irlandês do Sinn Fein, referindo-se a diversos carros cheios de extremistas protestantes armados.

Kevin McDaid, de 49 anos, não resistiu aos ferimentos, enquanto a sua mulher, Evelyn, e o seu vizinho, Damien Fleming, também tiveram de receber assistência hospitalar. Damiel Fleming está mesmo em estado crítico.

Alan Johnson, reverendo protestante da cidade, contou que os adeptos do Rangers beberam em demasia nos bares de Coleraine enquanto assistiram ao jogo e depois atravessaram a ponte para o bairro católico. Um político católico, John Dallat, atribuiu a responsabilidade do ataque ao grupo paramilitar Associação de Defesa do Ulster.

Os confrontos entre as duas comunidades são frequentes sempre que o Rangers defronta o Celtic ou quando se define o título de campeão. O clube católico foi campeão da Escócia nos últimos três anos, mas perdeu o título para os protestantes no passado domingo.

A polícia isolou a área onde o crime foi cometido à procura de provas incriminatórias, enquanto nas redondezas vários adeptos do Celtic, vestidos de verde-e-branco, cantavam slogans anti-protestantes. A polícia local está de prevenção à espera de uma eventual retaliação.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário