Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Porque estudar temas proféticos, e em especial o Apocalipse?

Por: Paulo da Silva Pinho

paulo.dhallas@gmail.com

Permitam que o próprio Senhor Jesus Cristo responda a esta pergunta:

“Bem aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3(1)

Segundo o dicionário Aurélio (2) Bem-Aventurado significa “muito feliz” e, em nosso meio cristão evangélico, sabemos que também quer indicar “uma pessoa mais do que feliz”. Ambos os sentidos denotam que a pessoa bem-aventurada é proprietária de uma felicidade acima que o normal, que transcende até mesmo o próprio sentido de ser feliz, no básico e elementar mesmo.

Isto é grandioso!! Principalmente porque são as palavras do próprio Mestre dos Mestres, o Senhor Jesus Cristo!!! E isto, por si só, dispensa comentários!!

No entanto, ao longo dos meus 26 anos de convertido ao Cristianismo, tenho observado um medo e uma ignorância sem sentido por parte de pastores e irmãos na fé, os quais agem como se os livros do Apocalipse, de Daniel, de Ezequiel, etc, não fossem parte integrante do conteúdo sagrado da Bíblia. Geralmente, a justificativa que eles usam é a mesma: porque se preocupar e gastar tempo com as profecias, se tudo vai se cumprir segundo a vontade de Deus mesmo. Ou dizem que o conteúdo dos livros proféticos é repleto de fatos horríveis e eles não querem gastar tempo com isso.

Se você, prezado leitor, também pensa assim, tenho um conselho a te dar: lembre-se sempre que cada palavra do Apocalipse (para citar somente um livro), foi ditada pelo próprio Senhor Jesus Cristo ao Apóstolo João. E sabemos como cristãos que tudo que o Senhor Jesus fez e inspirou são pérolas imensuráveis, tesouros incalculáveis, palavras inigualáveis e bênçãos inestimáveis. Por que então ter medo de ler os livros proféticos? Isso, definitivamente, não faz sentido.

Um estudo detalhado do versículo

Ao ler Apocalipse 1:3a, e analisarmos atentamente, percebemos três verbos principais. Para quem não sabe porque foi colocada a letra ‘a’ junto ao versículo 3, significa que um versículo pode ser dividido em duas ou mais partes que tenham um sentido completo. Os três verbos são: lê, ouvem e guardam.

Na sala de aula o(a) professor(a) de Português te ensinou que verbo significa uma palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. Lembra-se? Então, estes três verbos citados denotam três ações exercidas por uma ou mais pessoas. Mas se você reparar bem, notará que ‘lê’ e ‘ouvem’ indicam que uma pessoa está lendo enquanto uma ou mais pessoas estão ouvindo.

Isso significa que se estas pessoas que estão aprendendo sobre o Apocalipse estão recebendo uma palavra de revelação do Senhor Jesus Cristo aos seus corações, e é esperança Dele que todos guardem essas palavras. Mesmo que você leia somente para si, sua mente estará assimilando o conteúdo, e se o seu coração estiver quebrantado e humilde, as palavras serão bênção indizível e eterna para você. Quão grandes e eternas são as palavras do Senhor! São como favos de mel que descem do trono do Altíssimo!

Vejam uma explicação comentada pelo Teólogo Alcides Jucksch(3):

“A revelação foi tão importante que João felicita aqueles que podem ler e ouvir essa mensagem. Naquele tempo, poucas pessoas sabiam ler. Como não existiam livros impressos, era necessário copiá-los à mão, por isso, uma parte da Bíblia era uma preciosidade. Muitos cristãos, na época, eram perseguidos e era difícil reunir-se para ouvir a palavra de Deus. Grande era o privilégio dos cristãos que tinham em seu meio uma pessoa que sabia ler, e que em conjunto podiam ouvir, cantar e orar.

Para nós, a aquisição de uma Bíblia é muito fácil e ninguém nos impede de freqüentarmos os cultos. Que sempre façamos bom uso desses privilégios, que guardemos fielmente em nossos corações o que temos ouvido.Feliz daquele que aproveitou o tempo da graça e se armou de provisões celestiais.Com calma, poderá enfrentar o futuro, pois conhece o plano de Deus.”

Percebe que naquela época era um privilégio ler o Apocalipse? E por que hoje tantas pessoas preferem ignorá-lo e evitá-lo?

A leitura e o estudo do Apocalipse nos preparam com coragem e nos dão esperança para enfrentar os dias negros que aguardam a Humanidade. Leia novamente esta última frase do Teólogo Alcides Jucksch:

“Feliz daquele que aproveitou o tempo da graça e se armou de provisões celestiais.Com calma, poderá enfrentar o futuro, pois conhece o plano de Deus.”

Isso é muito sério meus irmãos. Como você enfrentará as perseguições e as torturas que em breve os servos do Senhor Jesus Cristo irão padecer? Acha que poderá dar um jeitinho? Você não tem a menor idéia de como seremos tratados logo antes da Segunda Vinda de Cristo e para aqueles que ficarem após o Arrebatamento. Se você já assistiu filmes, como “Arrebatamento”, “Deixados para Trás”, etc., ou leu livros sobre o assunto, ainda não é o suficiente para dar uma visão real dos fatos tenebrosos que nos aguardam.

Eu tento imaginar, com base em tudo que já vi ou li sobre torturas e atrocidades contra o ser humano, como será a terrível perseguição, discriminação, o ódio descontrolado, a insanidade dantesca contra os cristãos antes e depois do Arrebatamento. Preparem-se meus irmãos, o futuro é muito mais aterrorizante do que podemos imaginar.

Portanto, é imprescindível que estejamos na seguinte condição:

“…e guardam as coisas que nela estão escritas…”

Guardar é um verbo que tem um sentido muito forte. No dicionário Aurélio (2) este verbo tem nada menos que 25 significados. O significado de número 8 parece ser o mais adequado para expressar o sentido que o Senhor Jesus quer dizer com essas palavras: “observar, cumprir, praticar”. Tenha em mente esses três sentidos, pois aqueles que estiverem preparados, terão mais chances de enfrentar o império das trevas que se aproxima.

Então Guardar nos leva a três reflexões e ações importantíssimas:

1) Observar: o Senhor nos chama a atenção para examinar minuciosamente os temas proféticos, tanto no Apocalipse quanto nos demais livros. Observar para entender e obedecer; o que nos leva a

2) Cumprir: O Senhor Jesus espera de nós a humildade para cumprir fielmente seus ensinamentos e exortações, pois Ele, como nosso Salvador, se preocupa com nosso futuro e quer nos ver a

3) Praticar: isto é, executar na prática aquilo que nos é ensinado na teoria. De nada adianta você ler um ensinamento se não está disposto a praticá-lo. Se você não estudar Medicina jamais será um Médico. Compreende o sentido das palavras do Senhor Jesus?

Percebe a ênfase que o Senhor Jesus Cristo nos dá, nos incentivando a ler os assuntos proféticos? Isso não é suficiente para você começar agora a ler os livros proféticos da Bíblia? Eu garanto a você que, assim como aconteceu comigo, de me sentir muito mais seguro e com esperança viva no Senhor, você também estará mais encorajado e preparado para o futuro. Não espere o pior acontecer para depois você tomar providências. Pode ser tarde demais…

Isso leva a buscar o entendimento para a segunda parte de Apocalipse 1:3b:

“…porque o tempo está próximo.”

Esta é a finalidade de LER, OUVIR e GUARDAR as palavras do livro profético. E que tempo é este a que o Senhor Jesus se refere? Em primeiro lugar, lembre-se que o Apocalipse foi escrito no final do século 1, ou seja, há mais de 1900 anos atrás. Muitos pensavam que o cumprimento deste “tempo” seria próximo àquela época. Mas já se passaram mais de 1900 anos…!!Isso nos remete a 2 Pedro 3:8 “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”

Raciocine: para o Senhor Deus, o tempo não tem influência. Ele é eterno. Portanto, O TEMPO FOI CRIADO PARA O SER HUMANO, para ser usado por nós. Porém, uma vez que foi criado pelo Senhor Deus, Ele mesmo o controla, a cada milésimo de segundo! Se pararmos para contar, o século 21 em que estamos, nada mais é do que o terceiro dia no tempo do Senhor Deus, na Era Cristã.

Não estou querendo, com isso, afirmar nenhuma heresia, nem criar doutrina sobre 2 Pedro 3:8. É apenas uma dedução minha com base no raciocínio mencionado. O que pretendo chamar sua atenção é que o tempo em que estamos vivendo é o tempo a que o Senhor Jesus se refere em Apocalipse 1:3b. Não demorará muito até que o homem do pecado, o Anticristo, se revele, e todas as tragédias consequentes de sua apresentação ao mundo comecem a se concretizar uma após a outra, e até simultaneamente.

Creio que a dissertação acima é mais que suficiente para lhe encorajar a estudar as profecias. Busque do Espírito Santo o entendimento para elas e leia bons livros e artigos sobre o assunto.

Meu prezado irmão e irmã, querido leitor, mesmo que não tenha religião ou não professe nenhuma fé: O Senhor Jesus está voltando! Não deixe uma tragédia acontecer com sua vida, para depois procurar remédio para ela. Aceite HOJE, AGORA, o Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador de sua vida e de sua alma. Se quiser entrar em contato comigo, envie um e-mail para paulo.dhallas@gmail.com e responderei com prazer na medida do possível.

Um grande e fraterno abraço, em nome do Senhor Jesus Cristo.

Que o SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre tilevante o seu rosto e te dê a paz. (1)

——————–

(1) Ed. Almeida Corrigida, Fiel – Ed. Vida – 1997.

(2) Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.11a, 3ª Edição, 1ª Impressão – verbete “Bem-Aventurado” – significado (1) – Editora Positivo e Regis Ltda – 2004.

(3) Apocalipse – Em Breve deve Acontecer – Alcides Jucksch – Ed. Evangélica Esperança – Curitiba – Paraná – 2008 – pág 15. (
http://oraculoprofetico.blogspot.com/2009/03/porque-estudar-temas-profeticos-e-em.html)

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário