Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 12 de maio de 2009

“Vai ser derramado sangue, muito sangue”

O historiador Eric Hobsbawm, que nas últimas décadas tentou santificar o globalismo predatório com as modernas orações ritualistas dos criminosos financeiros, tem pressa agora em abandonar o navio.

A humanidade ainda se norteia por uma “ideologia primitiva”, que é “baseada na ganância”

Os políticos bombeiam trilhões de Euro e Dólar na economia para controlarem a crise global. Tudo em vão, teme Eric Hobsbawm, um dos historiadores mais importantes da atualidade. Ele tem medo de que o capitalismo se salve sobre uma terrível catástrofe.


Eric Hobsbawm

Esta superação da crise financeira tem a ver com a “sobrevivência da humanidade”, diz o historiador Eric Hobsbawm em uma entrevista na nova edição da revista Stern (6 de maio de 2009 – NR).

Com 92 anos, e um dos principais historiadores vivos no mundo, ele teme que a situação seja mais dramática do que aquela, durante a grande depressão dos anos 30. Daquela crise que terminou somente através da Segunda Guerra Mundial, não se aprendeu nada.

Uma “análise racional do capitalismo” foi sistematicamente rejeitada nos últimos 40 anos, afirmou Hobsbawm para a Stern. A humanidade ainda se norteia por uma “ideologia primitiva”, que é “baseada na ganância” e não é base para um ordenamento social estável. Hobsbawm:

“O capitalismo desaparecerá, cedo ou tarde”. Até uma terceira guerra mundial não é descartada por Hobsbawm, e cita como provável pretexto o aumento da situação dos concorrentes econômicos EUA e China: “Ou nós acabamos com esta ideologia do crescimento ilimitado, ou vai acontecer uma terrível catástrofe”.( www.stern.de)

___________________________________________________________________________________

Não cansamos de repetir a pergunta: no caso de um desfecho sangrento da atual crise mundial, não há dúvidas que a fúria popular se alastrará para todo e qualquer problema não solucionado. Quem serão então os culpados? Aqueles que querem hoje o debate ao nível das idéias, ou aqueles que o evitam, assim como o diabo foge da cruz, e lançam mão do código penal para evitar o contraditório? No desespero, muitos irão talvez seguir esse exemplo – NR.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário