A Wikipedia baniu a Igreja da Cientologia de editar seus artigos naquela encyclopedia virtual. A decisão da Wikipedia constitui uma punição por repetidas edições de artigos alegadamente enganosos sobre aquele religião controversa, reportou o jornal "The Register".
Com 10 contra 1, a Assembléia da Wikipédia aprovou o banimento das edições de artigos feitos pelos usuários vindos de todos endereços IP da Igreja e seus associados, incluindo alguns editors individuais.
Contudo, as edições de artigos dificilmente vão parar definitivamente, principalmente agora que a encyclopedia criada pelo usuário tornou-se no site mais popular da internet e normalmente consta no topo dos resultados das buscas. Tentar controlar a entrada de conteúdos de uma dada companhia ou assunto tem-se provou-se ser uma tarefa bastante difícil, admitiu o fundador da Wikipédia Jimmy Wales.
A Igreja de Cientologia, fundada pelo escritor de fição científica L. Ron Hubbard em 1953, tem tido um longa e "sangrenta" história na internet. No passado, críticos à Igreja que se identificavam como "Anonymous" (Anónimos) mantiveram ataques violentos na Web à doutrina cientóloga, acusando a organização de ser uma seita que faz lavagem cerebral aos seus membros e "suga-lhes" financeiramente. A Igreja, que ensina que os humanos são seres reincarnados e que vivem em outros planetas, diz que são um religião legítima.
O caso, que começou em Dezembro, centra-se em mais de 400 artigos sobre a igreja ultra-secreta e seus membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário