Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Após acusar Brasil de ter colocado em dúvida seu sistema democrático, Itália diz que irá até o fim no caso Battisti

MILÃO, 2 FEV (ANSA) - O ministro de Relações Exteriores italiano, Franco Frattini, afirmou nesta segunda-feira que a Itália "irá até o fim" para obter a extradição do ex-terrorista Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970.

"Estou confiante nos nossos elementos de direitos, e iremos até o fim. Acompanharemos o caso com grande atenção e trabalharemos para obter um resultado", declarou o chanceler.

Ele ressaltou que a Itália fará todos os esforços para resolver essa situação.

Frattini comentou também sobre o pedido de "apoio político" solicitado à União Europeia (UE).

No fim de semana, o chanceler pediu apoio a Bruxelas argumentando que o Brasil "colocou em dúvida" o sistema democrático de um país membro do bloco europeu.

"Acredito que se trata de uma questão política. Portanto, disse que a Europa deveria aproveitar esta ocasião. Hoje acontece com a Itália, amanhã pode ocorrer com qualquer outro país", explicou Frattini. Ele acrescentou que ninguém pode colocar em discussão a democracia do sistema europeu.

Battisti, de 54 anos, está preso no Brasil desde 2007 e desde o último dia 13 se tornou o pivô de uma crise diplomática, quando obteve do ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, a concessão de status de refugiado político.

Na última semana a distensão entre os dois países se intensificou quando Frattini chamou para consultas o embaixador italiano no Brasil, Michele Valensise - ato diplomático que indica o agravamento de um conflito bilateral.

O caso passa a ser analisado esta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que volta hoje do recesso e que autorizou na última quinta-feira que o governo italiano se manifeste no processo.

Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário