Segundo Antony Partradgi, campeão da corrida nos últimos quatro anos, as mulheres não precisam de ser necessariamente casadas com os atletas, mas têm de ser maiores de 17 anos e pesar mais de 50 kg, «caso contrário elas teriam que usar um cinto com peso extra».
David Vaughan, um dos organizadores, explica as regras: «Há apenas três estilos para carregá-las», uma das formas é nas costas, com a mulher de pernas entrelaçadas na cintura do homem e com os braços nos ombros, outra é com as pernas num ombro e os braços no outro ombro, ao estilo de salvamento, e na outra, a mulher tem de ficar de cabeça para baixo, com as pernas entre o pescoço do homem e com os braços à volta da cintura do corredor. «Esta é a mais popular», afirmou Vaughan.
David Stow, um dos participantes explicou que «a mulher tem uma função importante no jogo. Pode ajudar ou atrapalhar a corrida, dependendo de como distribuiu o corpo».
Vence quem conseguir fazer o trajecto em menos tempo. Uma das recompensas é o peso da mulher em cerveja. O desporto é originário da cidade de Sonkajarvi, na Finlândia, e começou como uma brincadeira e uma forma de recordar histórias do passado, quando homens, para cortejar as mulheres, usavam a força bruta.
Para além da Austrália o desporto é praticado na Finlândia, na Estónia, Noruega e nos Estados Unidos. O recorde mundial actual é pertence a um casal da Estónia, que completou o percurso em 55.5 segundos.Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário