Edgar Hernandez, 5 anos, sobreviveu ao primeiro caso confirmado de gripe suína em uma epidemia que, segundo autoridades, já está espalhada em quatro continentes.
» Por que não há vacina para a gripe suína?
Sua família vive na vila de La Gloria, no estado de Veracruz, onde um surto de gripe foi reportado no dia 2 de abril. Após testes de laboratório realizados por autoridades, Edgar foi o único paciente em Veracruz a testar positivo para o H1N1, enquanto os outros haviam contraído uma gripe comum. A amostra de Edgar só foi revista após casos dessa nova gripe terem sido detectados em todo o país.
“Nesse caso, há um paciente que testou positivo para o vírus, somado ao fato de que nenhuma outra região no mundo havia tido casos”, explica o secretário da saúde do México, Jose Angel Córdoba.
Edgar resistiu e os sintomas desapareceram poucos dias depois. Sua mãe culpou uma fazenda de porcos na vizinhança pelo vírus. Autoridades fizeram testes em uma fazenda, da companhia americana Smithfield Foods, mas todos os testes deram negativo.
» 8 Fatos que você deve saber sobre a gripe suína
A gripe suína é uma doença respiratória contagiosa que afeta porcos. Quando a gripe se espalha de pessoa a pessoa, ao invés de animais para humanos, o vírus pode continuar suas mutações, o tornando mais difícil de combater – pelo fato das pessoas não terem uma imunidade natural a ele. Os sintomas incluem febre, coriza, dor de garganta, náuseas, vômitos e diarreia.
Enquanto pesquisadores buscam uma vacina para o novo vírus, a capital do México adotou uma série de medidas, fechando universidades, adiando eventos esportivos e cancelando missas, para tentar evitar que o vírus se espalhe mais ainda. [CNN, Imagens]
Nenhum comentário:
Postar um comentário