Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Seis mil crianças-soldado no Sudão

O representante da Unicef no Sudão, Ted Chaiban revelou que na zona do Darfur há cerca de seis mil crianças-soldado, algumas com apenas 11 anos de idade. A organização, ligada à Nações Unidas, está a tentar convencer os grupos armados a entregar os menores. A notícia é avançada pela «BBC».

De acordo com Ted Chaiban, há crianças a lutar em movimentos rebeldes, em milícias ligadas ao Governo e, ainda, no próprio exército sudanês. No entanto, a lei do Sudão não permite menores de 18 anos como soldados.

Tensão aumenta no Sudão
Darfur: seis elementos de missão de paz mortos

O representante da Unicef reconhece que alguns menores se juntam voluntariamente aos grupos armados, mas garante que muitas são «recrutadas à força». No Sudão há cerca de 700 mil crianças que nunca viveram sem guerra e não fazem ideia do que é viver em paz. Desde que o conflito começou há seis anos, pelo menos, 2,3 milhões de menores foram afectados por este.

Crianças crescem desumanas

Em declarações à «BBC» Ted Chaiban explica que «qualquer criança que viva ou tenha vivido um conflito armado, ou até participado da violência, torna-se quase desumana». Os menores «sabem que alguma coisa está errada, mas não sabem identificar o que é¿ ao contrário dos adultos».

Em 2009 centenas de crianças vão ser libertadas pelo grupo Exército de Libertação do Sudão, um dos poucos que aceitou chegar a um acordo com a Unicef. A organização espera agora que outros sigam o exemplo.

IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário