Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Pílula constrói músculos e queima gordura sem exercícios

Os cientistas estão cada vez mais perto de criarem a pílula da boa forma, que permitirá músculos mesmo nas pessoas sedentárias.

A revista científica Cell publicou um artigo de pesquisadores dos EUA que criaram possíveis pílulas que parecem ‘construtoras’ de músculos, que também aumentam o vigor e ainda queimam gordura.

Em testes, roedores puderam correr 44% mais longe sem treinamento, sugerindo que a pílula poderia fazer o mesmo com humanos.

Já existem exames para detectar os compostos no sangue ou urina de desportistas, para evitar o mau uso.

O professor Ronald Evans, do Howard Hughes Medical Institude, na Califórnia, disse que a droga poderá ajudar pessoas com perda muscular e ajudar a melhorar os benefícios do exercício para a saúde para pessoas em condições de risco de saúde como diabetes.

Resistência instantânea

Os compostos chamados de AICAR e GW1516 parecem ter efeito em um gene envolvido na construção e regulação muscular. Este “gene mestre” – PPAR-delta – tem a habilidade de controlar a atividade de muitos outros genes. Ajustá-lo poderia ter efeitos generalizados no funcionamento do corpo.

Ratos com esse gene alterado desenvolveram mais músculo e queimaram mais calorias da gordura do que do açúcar. Os roedores ‘maratonistas’ também puderam correr distâncias muito maiores em uma esteira.

O próximo passo seria produzir efeitos similares usando compostos químicos ao invés de alterações genéticas.

A primeira versão foi, a pílula GW1516, produziu efeitos de ‘queimar gorduras’, mas não melhorou o desempenho até que a equipe começou a treinar os ratos com sessões longas de esteira. Os ratos passaram a correr 77% mais tempo do que aqueles treinando sem a pílula.

A outra droga, chamada de AICAR, vai ainda mais longe ao atuar de uma maneira diferente nas mesmas células musculares. Desta vez os roedores não precisaram de treinamento para correr 44% mais longe nas suas esteiras, sem qualquer exercício anterior.

Resultados no exercício

Ambas as versões poderão ser usadas um dia em humanos, Segundo Ronald. Se você gosta de fazer exercícios, ótimo, mas se não gostar certamente vai adorar receber os mesmos benefícios em uma pílula, segundo ele.

O uso potencial mais importante é para portadores de diabetes, onde o exercício se provou benéfico.

“Quase ninguém faz os 40 minutos a uma hora de exercício diários”. Essa pílula poderia tornar a qualidade do pouco exercício que eles realizam mais eficaz.

Hipercience

Nenhum comentário:

Postar um comentário