Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O que exatamente é um mártir muçulmano?

Quando os cinco suspeitos no 9 / 11 disseram a um juiz no início desta semana que eles estavam totalmente prontos para enfrentar a morte, reforçou o que já expressara no tribunal antes: o desejo de tornar-se mártires.

Mas um mártir islâmico contrasta fortemente com o conceito ocidental do termo.
No cristianismo, mártires eram pessoas religiosas passiva e prontas para serem torturados ou morrer pela sua fé.

"A chave para a guerra é o alargamento das fronteiras do território governado por muçulmanos. Um mártir é alguém que cresce o Islão, que alarga as fronteiras do Estado e do Islã."

Na fé islâmica, acredita-se que mártires e suas famílias serão recompensado por Deus. Então, os suspeitos, que compareceram perante um tribunal de julgamento nesta segunda-feira e solicitou uma audiência "para anunciar a nossa confissão" têm um motivo claro para fazê-lo. Eles acreditam que se confessarem, é quase tão bom como se tivessem sido mortos em 9 / 11 diz Richard Bulliet W., professor de História no Instituto Médio Oriente na Columbia University.

"Um aviso de cumplicidade com o que foi realizado em 9 / 11, e aquilo que teria sido um mártir na operação não é incompatível com a noção de martírio", explica Bulliet.

"Eles estão tentando afirmar que a sua motivação era tão pura que se forem executados, isto venha a ser visto por Deus como uma substituição para a morte que poderia ter ocorrido no próprio ataque. Todos eles podem teologicamente ter a alegação de que esperam a pureza de sua vontade e poder ser reconhecido por Deus como habilitados para o título de mártir. "


Os muçulmanos podem ser atraídos para o papel de mártir, porque são prometido por imãs que vão para as mesquitas para fazer declarações sobre a impetuosa luta por Deus na missão com essa finalidade, diz Mustafha Tlili, fundador e diretor da New York University Center for Diálogos: Mundo Islâmico-EUA-O Ocidente.

"Eles dizem que se eles morrerem, eles irão para o paraíso", diz ele.
"Esta é a sua recompensa, em vez de dinheiro. Se você paga em moeda forte, você teria que ter ouro. Se você pagar em moeda paraíso, você não tem que ter tudo. É barato, mas o sistema funciona".

Embora até há pouco tempo era sua maioria homens que foram recrutados, as mulheres estão agora a ser preparadas também.

"Tradicionalmente as mulheres eram cada vez mais colocada em segundo plano, mas há uma ênfase nas mulheres que êm o seu pleno papel, inclui ser um mártir", diz Pipes.


Quanto aos números reais de recrutas islâmicos sendo treinados como potenciais mártires, Pipes diz que ninguém sabe exatamente quantos são.

"Mas há um sentimento abominável, e que existe um grande número, especialmente no Paquistão, de homens jovens que estão sendo ensinados sobre a necessidade de mártires"

www.nydailynews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário