Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Deus provavelmente não existe. Então pare de se preocupar e aproveite a vida’

30.10.08

“Deus provavelmente não existe. Então pare de se preocupar e aproveite a vida”. Esta é a provocadora frase que uma campanha publicitária a favor do ateísmo, coordenada pelo famoso biólogo darwinista Richard Dawkins, pretende colocar nos ônibus do Reino Unido. Ele é o autor de best-sellers como O gene egoísta e Deus, um delírio (ambos editados pela Companhia das Letras). A reportagem foi publicada no sítio espanhol Religión Digital, 23-10-2008. A tradução é do Cepat.

A campanha está sendo um grande sucesso, já que seus organizadores conseguiram arrecadar cinco vezes os fundos necessários para a sua realização. O objetivo inicial era conseguir 7.000 euros para imprimir os cartazes com frase atéia, e colocá-las durante quatro semanas em 30 ônibus urbanos que circulam pelo distrito londrinense de Westminster.

A campanha já arrecadou mais de 35.000 euros em doações de particulares e empresas, e se prevê a arrecadação de outros 7.000, que Richard Dawkins se comprometeu a doar.

“A religião está acostumada a que tudo saia de graça, inclusive o direito a lavar o cérebro das crianças. Esta campanha colocará slogans alternativos nos ônibus e fará as pessoas pensarem”, opina o prestigiado biólogo da Universidade de Oxford.

A campanha foi promovida pela jornalista Ariane Sherine, que sugeriu no mês de junho passado num blog do jornal The Guardian que “fazer uma campanha em ônibus com uma mensagem tranqüilizadora sobre o ateísmo, seria uma boa forma de se contrapor às mensagens de certas organizações religiosas que ameaçam com o inferno os não cristãos”.

“A nossa mensagem é divertida, mas tem um fundo sério: os ateus querem um país, uma escola e um governo laico. O grande apoio que a nossa campanha recebeu mostra que muitas pessoas estão de acordo com estas idéias”, garante a escritora.

A Associação Humanista do Reino Unido se encarregará de administrar as doações, e o dinheiro que sobrar será destinado a financiar uma nova campanha publicitária mais ambiciosa.

Os líderes religiosos britânicos responderam de modo favorável a esta iniciativa. A Igreja da Inglaterra manifestou que defenderá o direito de qualquer grupo que tiver uma posição religiosa ou filosófica a promover suas idéias através dos canais apropriados, embora salientando que as crenças cristãs nada têm a ver com preocupações ou com desfrutar a vida. Pelo contrário. “A nossa fé nos liberta para considerar esta vida com a perspectiva apropriada”, assegurou um porta-voz.

A Igreja Metodista Britânica, por sua vez, considera positivo o “contínuo interesse” que autores como Dawkins dedicam aos temas relacionados a Deus, já que isto anima a sociedade a pensar mais sobre este assunto.

http://www.unisinos.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário