Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Agora parece que vai...

Com a crise, operadores do mercado recorrem à fé.

O Jornal Nacional de ontem levou ao ar reportagem de Sônia Bridi dando conta da queda nas bolsas de valores européias e do clima de recessão que paira sobre o continente. A Alemanha está prestes a entrar em estagnação. Ali, investidores estão trocando ações por ouro. Na Inglaterra, o primeiro ministro Gordon Brown disse que a era dos bônus milionários pagos a executivos acabou.

Mas o interessante mesmo foi a seguinte declaração da repórter: “No centro financeiro de Paris, operadores do mercado recorrem à fé e a orações na hora do almoço.”

A revista britânica Economist cita as perspectivas do FMI para 2009. Segundo o fundo, a economia mundial está entrando em uma grave desaceleração no esteio da pior crise financeira desde os anos 1930. A recessão nos EUA, garante a publicação, pode não ser ainda oficial, mas está em andamento. Na Europa, a situação não é melhor. O Japão também está sucumbindo, e os mercados emergentes estão sendo castigados pela fuga de investidores pouco dispostos a correr riscos.

Numa análise além da crise financeira, o jornalista Rubem Dargã Holdorf avalia: “Voltando à questão a respeito do que pode estar além da economia como solução para a crise mundial, basta lembrar da proatividade papal na semana passada ao oferecer auxílio aos Estados Unidos. Visualiza-se, com perfeição, a tendência mundial dos governantes em falar a mesma linguagem. A maioria já se condicionou a aceitar as novas regras que venham a se estabelecer diante de um consenso global. A nova crise que se configura no horizonte não apresenta somente formas econômicas, mas recebe outros contornos de ataque à liberdade de expressão e consciência.”

Não seria essa crise a responsável por fazer o mundo ocidental se voltar para a fé como resposta aos problemas do capitalismo, como estão fazendo os operadores parisienses? Quem será que vai se aproveitar dessa predisposição ao espiritual? Quem viver verá (e se estudar o Apocalipse, entenderá).

Michelson Borges

http://criacionista.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário