Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Educação Sexual a Partir dos Cinco Anos

Milhões crianças e adolescentes ingleses, entre os 5 e os 16 anos, matriculados nos estabelecimentos públicos vão ter aulas sobre saúde e comportamento em sociedade, que incluirá também educação sexual

24 Out 2008


O secretário de Estado para as Escolas, Jim Knight, anunciou quinta-feira a integração no programa escolar de um ensino para a saúde e o comportamento pessoal em sociedade (PSHE), cuja aplicação prática e calendário terão ainda de ser fixados.

Esta medida diz respeito aos 6,5 milhões de jovens ingleses com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos que estão matriculados nas cerca de 22.500 escolas públicas de Inglaterra, indicou um porta-voz da Secretaria de Estado.

«O governo considera o ensino como sendo essencial para ajudar os jovens a evitar as gravidezes precoces, as doenças sexualmente transmissíveis, o uso da droga e o abuso do álcool», segundo um comunicado que salienta «lacunas importantes» entre os jovens.

«Os pais devem ser os primeiros a inculcar os valores aos seus filhos mas as escolas devem ajudar a fornecer aos alunos as informações e as ferramentas emocionais e sociais que lhes permitam fazer escolhas seguras e sãs», prosseguiu.

Várias organizações criticaram o pacote sobre a educação sexual, estimando, a exemplo de Stephen Green, director nacional de Christian Voice, que isso só vai «encorajar a experimentação» e aumentar as gravidezes precoces.

As aulas serão adaptadas à idade dos alunos.
Em matéria de educação sexual, as escolas primárias utilizarão nomeadamente a reprodução dos animais, ensinarão as diferentes partes do corpo, e darão informações sobre a puberdade e os sentimentos. Os alunos mais velhos receberão um ensino sobre o respeito da pessoa ou ainda sobre os comportamentos perigosos.

No que diz respeito à droga e ao álcool, os mais novos estudarão designadamente os efeitos dos medicamentos e das toxinas no corpo humano.

Este ensino comportará também informações para levar uma vida sã (regime alimentar, exercício físico, aulas de socorrismo) assim como uma formação em economia (gestão das finanças pessoais, emprego, orientação).
O Governo decidiu optar pelo ensino sexual obrigatório depois de avaliar as recomendações de peritos sobre este tema e os estupefacientes.~

O mais alto índice de gravidezes entre adolescentes na Europa regista-se no Reino Unido, onde 27 de mil nascimentos por ano correspondem a jovens entre 15 e os 19 anos de idade.

Com as novas medidas a PSHE (Educação Pessoal, Social e Sanitária) fará parte do programa escolar nas escolas primárias e secundárias.

No País de Gales, a educação sexual já está integrada no programa escolar, assim como na Irlanda do Norte, enquanto na Escócia não é obrigatória.

http://aeiou.visao.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário