Relógios devem ser adiantados uma hora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Confira dicas para adaptar o organismo à mudança.
Começa, à zero deste domingo (19) a edição de 2008-2009 do horário de verão. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão termina à zero de 15 de fevereiro de 2009.
O principal objetivo da medida, segundo Ricardo Homrich, secretário-adjunto de Energia do ministério, é a redução da demanda de energia elétrica durante o horário de pico, por meio do retardo do início da utilização da iluminação pública. A previsão é de que haja uma redução entre 4% e 5% na demanda de energia elétrica neste período, o equivalente a cerca de 2 mil megawatts (MW).
Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O ministério afirma que a abrangência se deve ao fato de ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano nesses estados.
No Sudeste e Centro-Oeste, a redução na demanda de energia deve chegar, segundo aponta o ministério, a 1.790 MW, o que equivale a uma cidade com 5 milhões de habitantes. Já na Região Sul, a estimativa de redução é de 528 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 1,5 milhão de habitantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário