Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

“Isto é Europa? Inacreditável” - Lá também?

Ontem
Hugo Guimarães

“This is Europe? Inhuman, unbelievable”. Assim descreviam um casal de turistas Holandeses o Hospital Central de Faro. E não era para menos. Sabemos bem que é verdade que os países nórdicos têm um sistema de saúde invejável mas, até para um reles Português como eu, era terrível o cenário que via.

Eram 2:00h da manhã quando a minha namorada me acordou a pedir que a levasse ao hospital, tais eram as dores de estômago/intestino. Apesar de eu ser uma pessoa difícil de mover durante o sono, lá pensei que a essa hora seria rápido. Então agarrei no carro e percorri os cerca de 25km até ao hospital mais próximo (o de Faro).

Quando lá chegamos, não havia mais de três pessoas na sala de espera pelo que fomos rapidamente encaminhados para a triagem onde lhe puseram uma pulseira Amarela (URGENTE - de acordo com o sistema de triagem de Manchester em vigor naquele hospital e que pressupõe um atendimento em menos de 1 (uma) hora).

Foi durante esta 1 hora de espera, que decorreu entre as 2:30h e as 6:00h da manhã (que são 3h30m para os mais distraídos), que fui ouvindo a história do casal holandês, cujo homem tinha tido um princípio de ataque cardíaco e que andavam de um lado para o outro (incluindo entre hospitais) desde as 6:00h da manhã do dia anterior.

Curiosamente, estes holandeses nem estavam muito preocupados com as 24h que tinham esperado, estavam mais era «completamente chocados» com o cenário que viram nos corredores. “ This is Europe?”, “unbelievable”, “inhuman” diziam enquanto contavam a sua história em Inglês arcaico a uma paciente portuguesa.

Ora, eu ainda não tinha visto os tais corredores e pensava para mim, “estes tipos estão é mal habituados. Não pode ser assim tão mau”. Mas era! Quando finalmente fomos chamados, tivemos de atravessar os tais corredores onde haviam macas com PESSOAS «estacionadas» em terceira fila, macas com pessoas deitadas a um nível inferior ao dos meus joelhos.

Quando chegamos à sala de gabinetes de observação, também não existia espaço para ser observado, uma vez que também havia macas com pacientes dentro destes, pois não tinham mais sítio para onde estar. Nesta altura eu já percebia o que os holandeses queriam dizer, já pensava para mim “será que ocorreu alguma catástrofe e eu não sei?”.

Mas não, aquilo é mesmo assim todos os dias e pior durante o Verão. Também as 3h30m de espera ficaram explicadas quando verifiquei que existiam apenas 2 médicos (Espanhóis) que estavam a dar cobertura às Urgências do Hospital CENTRAL de Faro que, pelo que sei, deverá dar apoio a todo o Algarve.

Terei sonhado ou ouvi falar da construção de um tal novo e moderno Aeroporto em Alcochete? Terei sonhado ou ouvi falar da construção de um TGV (quando temos centenas de quilómetros de caminho de ferro a precisar de obras profundas, incluindo passagens de nível sem guarda)? Terei sonhado ou ouvi falar de milhares de desempregados licenciados em áreas onde não existe procura? E não existem médicos suficientes? Quantos estudantes vão para medicina Dentária, Veterinária, etc. por não conseguir colocação em Medicina?

Tratemos do básico em primeiro lugar. Tratemos da nossa saúde.

http://jn.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário