Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Brasil sobe oito posições no ranking dos países mais competitivos e é o 64° colocado

Mylena Fiori

Agência Brasil

O ambiente de negócios melhorou no Brasil em 2008. O país passou da 72 posição para o 64 lugar no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, do qual fazem parte 134 países.
"
A liderança do ranking continua com os Estados Unidos, apesar da crise do mercado financeiro, desencadeada ainda em 2007 com o colapso do subprime.
Na América Latina, o Chile oferece o melhor cenário para os negócios. O Brasil aparece em sétimo lugar na região, atrás ainda Panamá, Porto Rico, Barbados, Costa Rica e México. Em uma pontuação até sete, o Brasil obteve 4,1, contra 4,72 do Chile e 5,74 dos Estados Unidos.
Um dado curioso é que as quatro economias do grupo de emergentes conhecido como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) estão na primeira metade do ranking. A China está em 30º (quatro lugares acima de 2008), seguida da Índia (que caiu duas posições e ficou em 50º) e da Rússia (subiu sete posições e ficou em 51º). O Brasil é o pior colocado do grupo. A China obteve a melhor pontuação entre os países em desenvolvimento.
Diversas economias asiáticas mereceram boa avaliação do Fórum Econômico Mundial. Japão, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan foram classificadas entre os 20 países mais competitivos do planeta.

O chamado Índice de Competitividade Global leva em conta 12 aspectos de cada economia: instituições, infra-estrutura, estabilidade macroeconômica, saúde e educação primária, educação de nível superior e treinamento, eficiência do mercado de bens, eficiência do mercado de trabalho, sofisticação do mercado financeiro, preparo tecnológico, tamanho do mercado, sofisticação empresarial e inovação.
Na avaliação detalhada, o Brasil obteve as melhores notas em tamanho do mercado (5,5), e em saúde e educação primária (5,3). As piores avaliações foram para infra-estrutura (3,2) e inovação (3,5), seguidos de instituições e preparo tecnológico (ambos com pontuação 3,6).

http://www.comuniweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário