Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Pacientes com câncer colorretal metastático ganham nova esperança.

Cecilia Minner, Jornal do Brasil

Pacientes com câncer colorretal metastático ganham nova esperança
Cecilia Minner, Jornal do Brasil
SÃO PAULO - Uma nova combinação terapêutica pode trazer esperanças para pacientes com câncer colorrertal metastático (CRCm). A combinação do anticorpo monoclonal cetuximabe com Folfiri (quimioterapia à base de irinotecano) oferece aos doentes uma sobrevida de até 25 meses, aumento de quatro meses em relação aos que recebem só a quimioterapia. O acréscimo parece pequeno para leigos, mas é relevante em casos como estes e sinaliza para novas possibilidades de tratamento.
As conclusões foram tiradas na terceira fase do estudo belga Crystal. Porém, só os pacientes com tumores com gene Kras não-mutado, denominado tipo selvagem, responderam à nova forma de tratamento que foi apresentada no 1º Congresso Internacional em Oncologia Gastrointestinal, em São Paulo.
O câncer colorretal é o terceira tipo mais comum de câncer no mundo. No Brasil, a estimativa é que até o fim de 2008 sejam constatados cerca de 27 mil novos casos.
– Pela seleção de pacientes que mais se beneficiam do cetuximabe observamos o mais longo período de sobrevida obtido em testes de fase III – declarou Eric Van Cutsem, líder do estudo Crystal e professor da University Hospital Gasthuisberg.
Para Antônio Carlos Buzaid, diretor-geral de oncologia do Hospital Sírio-Libanês, os dados indicam o cetuximabe como tratamento em primeira linha para câncer colorretal metastático.
No entanto, a combinação de cetuximabe (comercializado como Erbitux) com Folfiri não é indicada àqueles com tumores Kras mutados – durante a análise, a sobrevida desses doentes permaneceu 17 meses. Isso representa a possibilidade de um tratamento personalizado, pois o médico saberá de antemão se o paciente responderá ao medicamento.
Segundo Paulo Hoff, diretor executivo de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, essa individualização da terapia, já utilizada em câncer de mama, representa um avanço no tratamento de câncer colorretal, uma vez que evitará a exposição do paciente a efeitos colaterais e gastos financeiros desnecessários.
Os resultados do estudo levantaram um aumento do índice de resposta para 59% em comparação a 43% daqueles que receberam somente Folfiri. Além disso, a quimioterapia combinada com cetuximabe, droga indicada no Brasil para câncer de cabeça e pescoço, mostrou uma redução de 32% no risco de progressão da doença.

07/10/2008

http://jbonline.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário