Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

EM OUTRAS PROPORÇÕES, ESSE CASO SERVE COMO EXEMPLO - A CRISE DA ECONOMIA AMERICANA (Explicada da forma mais didatica)

Eu recebi esse e-mail hoje e estou compartilhando para que os mais leigos, como eu, saibamo que está acontecendo na economia mundial.abraços a todos.
Paul comprou um apartamento, no comeco dos anos 90, por 300.000 dolaresfinanciado em 30 anos. Em 2006 o apartamento do Paul passou a valer 1,1milhaoo de dolares. Ai, um banco perguntou pro Paul se ele nao queria umagrana emprestada, algo como 800.000 dolares, dando seu apartamento comogarantia.
Ele aceitou o emprestimo, fez uma nova hipoteca e pegou os 800.000dolares.Com os 800.000 dolares, Paul, vendo que imoveis nao paravam de valorizar,comprou 3 casas em construcao dando como entrada algo como 400.000 dolares.
A diferenca, 400.000 dolares que Paul recebeu do banco, ele comprometeu:comprou carro novo (alemaoo) pra ele, deu um carro (japones) para cada filhoe com o resto do dinheiro comprou tv de plasma de 63 polegadas, 43notebooks, 1634 cuecas. Tudo financiado, tudo a credito. A esposa do Paul,sentindo-se rica, sentou o dedo no cartao de credito.
Em agosto de 2007 comecaram a correr boatos que os precos dos imoveisestavam caindo. As casas que o Paul tinha dado entrada e estavam emconstrucao cai­ram vertiginosamente de preco e nao tinham mais liquidez...O negocio era refinanciar a propria casa, usar o dinheiro para compraroutras casas e revender com lucro. Facil....parecia facil. So que todo mundoteve a mesma ideia ao mesmo tempo. As taxas que o Paul pagava comecaram aa subir (as taxas eram pre-fixadas) e Paul percebeu que seu investimento emimoveis se transformaram num desastre.Milhares de pessoas tiveram a mesma ideia do Paul.
Tinha casa pra vender como nunca.Paul foi aguentando as prestacoes da sua casa refinanciada, mais as das 3casas que ele comprou, como milhoes de compatriotas, para revender, mais as prestacoes dos carros, as das cuecas, dos notebooks, da tv de plasma e do cartao de credito.Ai as casas que o Paul comprou para revender ficaram prontas e ele tinha quepagar uma grande parcela. So que neste momento Paul achava que ja teriarevendido as 3 casas mas, ou nao havia compradores ou os que haviam sopagariam um preco muito menor que o Paul havia pago. Paul se danou. Comecou a nao pagar aos bancos as hipotecas da casa que ele moravae das 3 casas que ele havia comprado como investimento. Os bancos ficaram sem receber de milhares de especuladores iguais a Paul.Paul optou pela sobrevivencia da fami­lia e tentou renegociar com os bancosque nao quiseram acordo. Paul entregou aos bancos as 3 casas que comproucomo investimento perdendo tudo que tinha investido. Paul quebrou. Ele e sua fami­lia pararam de consumir...
Milhares de Pauls deixaram de pagar aos bancos os emprestimos que haviamfeito baseado nos precos dos imoveis. Os bancos haviam transformado osemprestimos de milhares de Pauls em titulos negociaveis. Esses ti­tulospassaram a ser negociados com valor de face. Com a inadimplencia dos Paulsesses ti­tulos comecaram a valer po.Bilhoes e bilhoes em ti­tulos passaram a nada valer e esses titulos estavamdisseminados por todo o mercado, principalmente nos bancos americanos, mas tambem em bancos europeus e asiaticos.Os imoveis eram as garantias dos emprestimos, mas esses emprestimos foramfeitos baseados num preco de mercado desse imovel...
Preco que despencou. Um emprestimo foi feito baseado num imovel avaliado em 500.000 dolares e derepente passou a valer 300.000 dolares e mesmo pelos 300.000 nao haviacompradores.Os precos dos imoveis eram uma bolha, um ciclo que nao se sustentava, comoos esquemas de piramide, especulacao pura. A inadimplencia dos milhares dePauls atingiu fortemente os bancos americanos que perderam centenas debilhoes de dolares. A farra do credito facil um dia acaba. Acabou.Com a inadimplencia dos milhares de Pauls, os bancos pararam de emprestar por medo de nao receber. Os Pauls pararam de consumir porque nao tinham credito.Mesmo quem nao devia dinheiro nao conseguia credito nos bancos e quem tinha credito nao queria dinheiro emprestado.O medo de perder o emprego fez a economia travar. Recessao e sentimento, e medo. Mesmo quem pode, para de consumir. O FED comecou a trabalhar de forma ardua, reduzindo fortemente as taxas dejuros e as taxas de emprestimo interbancarios. O FED tambem comecou ainjetar bilhoes de dolares no mercado, provendo liquidez.
O governo Bushlancou um plano de ajuda a economia sob forma de devolucao de parte doimposto de renda pago, visando incrementar o consumo porem essas acoes levam meses para surtir efeitos praticos. Essas acoes foram corretas e, ate agora nao foi possi­vel afirmar que os EUA estao tecnicamente em recessao.O FED trabalhava. O mercado ficava atento e as fami­lias esperancosas. Ateque na semana passada o impensavel aconteceu. O pior pesadelo para umaeconomia aconteceu: a crise bancaria, correntistas correndo para sacar suaseconomias, boataria geral, panico. Um dos grandes bancos da America, o BearStearns, amanheceu, na segunda feira ultima, quebrado, insolvente.No domingo o FED, de forma inedita, fez um emprestimo ao Bear, apoiado peloJP Morgan Chase, para que o banco nao quebrasse. Depois disso o Bear foivendido para o JP Morgan por 2 dolares por acoes. Ha um ano elas valiam 160dolares. Durante esta semana dezenas de boatos voltaram a acontecer sobrequebra de bancos.
A bola da vez seria o Lehman Brothers, um bancao. Omercado e as pessoas seguem sem saber o que nos espera na proximasegunda-feira.O que comecou com o Paul hoje afeta o mundo inteiro. A coisa pode estarapenas comecando. So o tempo dira.CastilhoFinabank
Hoje, dia 15 de Setembro/2008, o Lehman Brothers pediu falencia, desempregando mais de 26 mil pessoas e provocando uma queda de mais de 500 (quinhentos ) pontos no Indice Dow Jones, que mede o valor ponderado das acoes das 30 maiores empresas negociadas na Bolsa de Valores de New York- a maior queda em um unico dia, desde a quebra de 1929 ...O dia de hoje, certamente, sera lembrado para sempre na historia do capitalismo.Eu recebi esse e-mail hoje e estou compartilhando para que os mais leigos, como eu, saibamo que está acontecendo na economia mundial.abraços a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário