Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Túmulo foi encontrado perto de construção na Via FlaminiaA tumba de um general que teria servido de inspiração para o personagem principal do filme Gladiador foi descoberta em Roma.Marcus Nonius Macrinus era um dos gladiadores favoritos do imperador Marco Aurélio e teria ajudado o líder a alcançar grandes vitórias na Europa.Acredita-se que ele tenha inspirado o personagem Maximus Decimus Meridius, interpretado por Russell Crowe no filme dirigido por Ridley Scott.

Assista à reportagem

No entanto, apesar de o personagem do filme ser também um favorito de Marco Aurélio e se envolver em batalhas com o imperador no século 2 d.C., as semelhanças acabam aí.O general romano não teria sido vendido como escravo para depois retornar a Roma um gladiador vingativo como o personagem da ficção.Tumba 'imensa'O túmulo foi encontrado ao longo da Via Flaminia, onde trabalhos de construção estão sendo realizados. Muitas colunas de mármore, inscrições e ornamentos foram preservados graças à lama por uma inundação do rio Tiber séculos atrás.A arqueóloga Daniela Rossi diz que a tumba é "o mais importante monumento romano antigo a ser descoberto em 20 ou 30 anos".Mais de dez inscrições no túmulo dão detalhes sobre a vida de Marcus Nonius Macrinus. Mostram, por exemplo, que ele era da cidade de Brescia, no norte da Itália, era um comissário de polícia, magistrado, cônsul da Ásia e um confidente do imperador Marco Aurélio, que queria que ele lutasse nas guerras contra as tribos germânicas no norte da Europa."O personagem do filme interpretado por Russell Crowe participa dessas batalhas e é um amigo íntimo de Marco Aurélio", afirma Rossi."Cronologicamente, estamos no mesmo período e a guerra é a mesma, mas o personagem do filme tem uma história muito triste e um fim terrível, enquanto o nosso se torna um homem rico e famoso", acrescenta a arqueóloga.Grande parte do túmulo permanece enterrada na lama, e Rossi diz que arqueólogos estão trabalhando o dia inteiro para desenterrar todo o monumento."É possível que a gente encontre o sarcófago. Ainda é muito cedo para dizer qual o tamanho do túmulo, mas, aparentemente, havia uma fileira de colunas de pelo menos 15 metros, então era bem grande", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário