Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Adolescente gaúcho tem morte assistida pela Internet

Adolescente de 16 anos é orientado por internautas no momento do suicídio em um apartamento da Capital

Aos 16 anos, um garoto planejou o dia, a hora e o local de sua morte. Ela ocorreria no dia 26 de julho, a partir das 11h, no banheiro do apartamento onde morava com seus pais, em Porto Alegre.

Durante a execução do plano - anunciado no blog que mantinha na Internet -, o adolescente contou com a ajuda de participantes de um fórum de discussão na rede mundial de computadores. É a primeira vez que se tem notícia no Brasil de um suicídio estimulado, e assistido, por internautas de diversos cantos do mundo.

A morte abalou uma família de classe média da Capital, pôs psicólogos e psiquiatras em alerta e chamou a atenção da Delegacia da Criança Vítima e da Polícia Federal para um fenômeno raro no país.

Tudo aconteceu no interior de uma residência no bairro São Geraldo. A pedido dos pais e até este momento, Zero Hora preserva o nome do adolescente e de sua família, mas revela uma história que serve de alerta.

Considerado genial pelos amigos, o garoto contava com acompanhamento de um psicanalista. Nas suas conversas pela Internet, em especial no blog que alimentava com pequenos textos escritos em um inglês irretocável, o garoto falava sobre músicas, filmes, mulheres, frustrações. A relatividade da vida e dos problemas existenciais também era tema freqüente.

Além do blog, ele participava de fóruns virtuais de discussão. Em um deles, fez amigos e se tornou conhecido pelo talento incomum para compor músicas - uma das paixões de sua vida.

Mas na Internet, como se sabe, há de tudo. E assim como suas habilidades artísticas tinham vazão, o seu lado confuso e depressivo também encontrava abrigo em salas de bate-papo e fóruns que discutem o suícídio.

Em um deles, o adolescente deparou com pessoas que o incentivaram a levar adiante a idéia de suicídio e o abasteceram com dicas sobre a forma considerada eficiente para se matar. Fizeram mais: acompanharam, em tempo real, o momento de sua morte.

ZH teve acesso a trechos das conversas em um site. Um mês antes da morte, o garoto pediu orientações sobre o método mais fácil para cometer o suicídio. Quatro pessoas opinaram.

A troca de informações seguiu até o dia do suicídio. Em seu blog, ele anunciou que se mataria a partir das 11h do dia 26. Três horas mais tarde, às 14h18min, o adolescente escreveu no site que reúne suicidas:

- ... eu tenho duas grelhas queimando no banheiro. Aqui está (uma foto é postada para que os demais usuários da rede visualizem), alguém por favor pode me dizer ... quando eu posso entrar no banheiro e deitar? Por favor, me ajudem, eu não tenho muito tempo.

Ele temia que os pais retornassem e não desse tempo para concluir o plano: morte por intoxicação. As respostas aos seus questionamentos primam pela frieza. Ninguém se dispõe a demovê-lo da idéia - questionável sob qualquer aspecto, ainda mais em se tratando de um garoto de 16 anos.. Pelo contrário. As mensagens postadas em seguida têm sentido oposto. Às 14h42min, uma pessoa escreve:

- Como você está se virando? Espero que você consiga o que você quer. Talvez você vá voltar em um momento tossindo.

Dois minutos depois, o garoto retorna ao computador. Ele reclama do calor.

- Eu não suporto esse calor. O que eu devo vestir para tornar isso mais suportável? O QUE EU POSSO FAZER? ? ? Pelo amor de Deus alguém por favor me ajude.

Às 15h11min, o mesmo internauta alerta para os riscos oferecidos a terceiros.

- Isso pode afetar seus vizinhos...

Horas mais tarde, alguém dá uma opinião :

- Acredito que funcionou (o suicídio) já que ele não tem estado em contato...

Uma canadense consegue avisar a polícia do seu país sobre o que se passa no Brasil. A Polícia Federal é informada, mas quando PMs são enviados ao apartamento já é tarde. O adolescente estava sem vida.

Telefonema do Canadá alertou a Polícia Federal

O relógio marca 15h45min quando o telefone toca na assessoria de Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal, na Capital.

- Alô - diz, em inglês, um agente federal sabendo que o interlocutor é um canadense.

Do outro lado da linha, em tom grave e convincente, um homem se anuncia:

- Aqui é o policial Ken Moore, da Polícia de Toronto, no Canadá. Estou na linha com uma jovem que fez uma denúncia de que um garoto está se suicidando neste momento, em Porto Alegre. Ela me passou alguns dados e números, mas não sei traduzi-los.

Ao ouvir os dados, o policial percebe que se trata do endereço de uma residência, inclusive com CEP, e de um número telefônico.

Para dar mais detalhes, Moore coloca na linha Lindsey, a jovem denunciante. Ela, Moore e o agente federal fazem uma breve teleconferência, na tarde de quarta-feira, dia 26 de julho.

- Eu o conheci em um fórum de discussão de música, pela Internet. Ele anunciou o suicídio no seu blog e agora está se matando - conta a universitária Lindsey, 23 anos.

Em fração de segundos, histórias trágicas de japoneses que se suicidam em grupo pela Internet vêm à mente do agente de 29 anos. E por mais inverossímil que pareça uma ligação da polícia canadense anunciando um suicídio em um apartamento em Porto Alegre, o servidor não hesita.

Antes de desligar, o agente formado em Jornalismo e acadêmico de Medicina anota o e-mail e o telefone de Lindsey, em Toronto, e diz:

- Você pode ligar dentro de uma hora para saber o que aconteceu.

Sem perder tempo, ele informa a Brigada Militar, que envia uma equipe ao local, no bairro São Geraldo.

Lá, os PMs encontram um adolescente sem vida. Estudante de um colégio tradicional, o menino se matou no banheiro da casa onde morava com os pais. Cerca de 40 minutos mais tarde, Lindsey, em Toronto, liga para a PF gaúcha. É atendida pelo mesmo agente. Ele agradece o esforço da canadense, mas informa a morte.

Sites e internautas serão investigados pela polícia

A Polícia Civil investiga se pessoas residentes no Brasil e no Exterior contribuíram para o suicídio do adolescente em Porto Alegre. O caso é apurado pela Delegacia da Criança Vítima.

A legislação brasileira é clara: indução, instigação ou auxílio ao suicídio é crime. A pena prevista é dois a seis anos de reclusão, sendo duplicada no caso de a vítima ter menos de 18 anos.

- Caso a perícia confirme que houve crime, vamos buscar a identificação dos internautas que conversaram com o garoto, mas sabemos da complexidade disso. Não será fácil chegar às pessoas - adianta a delegada Eliete Rodrigues, lotada na Delegacia da Criança Vítima.

A polícia aguarda laudo do Instituto-geral de Perícias (IGP), que analisa o computador da vítima.

De acordo com o professor de Direito da Informática da Universidade Católica do Salvador (BA) e presidente da ONG SaferNet Brasil, Thiago Tavares Nunes de Oliveira, o provedor poderá colaborar fornecendo os dados cadastrais dos usuários flagrados conversando com o adolescente no momento de sua morte.

- Com estas informações, a polícia terá como identificar as pessoas - diz o professor Oliveira.

Embora o caso envolva pessoas provavelmente de fora do país, o assunto será investigado pela Polícia Civil. A Federal deverá auxiliar.

Ontem, a família do adolescente morto informou que a Interpol (polícia internacional) também participará das apurações.

Maior índice de suicídios está no Rio Grande do Sul

A morte de um adolescente assessorado por usuários da Internet explicita um drama que preocupa especialistas: o crescimento do número de suicídios entre adolescente e jovens no Estado.

Um levantamento inédito do Ministério da Saúde revela que o Estado tem o maior índice de suicídios entre homens no país - 16,6 casos para cada grupo de 100 mil - e que Porto Alegre é a quinta Capital em episódios.

Psiquiatras consultados por Zero Hora alertam para que famílias permaneçam atentas aos sinais emitidos pelos filhos e acompanhem suas navegações pela rede mundial de computadores.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as taxas de suicídio variam de 25 mortes por 100 mil habitantes nos países do Leste Europeu e Japão até menos de 10 mortes por 100 mil habitantes na Espanha, Itália, Irlanda, Egito e Holanda.

As causas, via de regra, têm base sociológica ou patológica.

- No campo sociológico, a ausência de perspectivas, o desemprego, a violência na sociedade moderna são fatores que impulsionam as mortes por suicídio entre adolescentes - analisa Silzá Tramontina, psiquiatra da Criança e do Adolescente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Se aspectos sociológicos incrementam os índices de suicídio, são doenças como transtorno bipolar e depressão que mais oferecem riscos aos adolescentes. Neste contexto, todo cuidado é pouco durante a navegação pela Internet.

Autor do livro Tentativa de Suicídio - Um Prisma para a Compreensão da Adolescência, o psiquiatra Enio Resmini faz um alerta:

- Na Internet tu acabas muitas vezes te relacionando com pessoas que têm a mesma identidade, e muitas vezes são pessoas doentes que também buscam a rede como forma de se aliviar.

Para o chefe do Setor de Psiquiatria do Hospital de Pronto Socorro, Jair Segal, se o jovem estiver doente os pais podem relativizar a sua liberdade na Internet.

- Se a pessoa estiver doente, os pais devem reforçar a atenção daquilo que é acessado no computador. Não devem ter pruridos - opina Segal.

A preocupação é tamanha que o Ministério da Saúde promoverá no Estado, dias 17 e 18, um seminário sobre o tema.

"Ele era incrivelmente inteligente"

Entrevista: Lindsey, jovem que avisou a polícia gaúcha sobre a intenção do adolescente de cometer suicídio

A jovem Lindsey, estudante de Antropologia na Universidade de Toronto, no Canadá, lamenta não ter conseguido avisar as autoridades a tempo. Foi ela quem alertou a Polícia de Toronto, que por sua vez informou a Polícia Federal, na Capital, sobre um suicídio em curso de um garoto de 16 anos, no bairro São Geraldo.

Aos 23 anos, ela dialogava com o gaúcho havia dois meses pela Internet. Os dois freqüentavam salas de bate-papo onde falavam sobre música e outros assuntos. Ontem, Lindsey deu uma entrevista a Zero Hora pelo MSN, programa de mensagens instantâneas. Confira trechos da conversa:

Zero Hora - Quando você o conheceu?

Lindsey - Há alguns meses, não muito. Eu nunca falei diretamente com ele. Escrevíamos no mesmo fórum, apenas. Eu postei no mesmo quadro de mensagens que ele postava, mas nunca falei com ele no MSN.

ZH - Como você percebeu que ele pensava em se matar?

Lindsey - Ele começou a fazer comentários sobre como ele planejava se matar. No começo, a maioria de nós (outras pessoas que também freqüentavam a mesma sala) pensou: "bem, é apenas um adolescente".

ZH - Quando você o levou a sério?

Lindsey - Ele começou a falar mais sério sobre isso, e aí descobri com alguém na sala de bate-bapo que ele estava postando em outras salas sobre suicídio. Todos nós começamos a nos preocupar e realmente não sabíamos o que fazer.

ZH - Havia muito tempo que ele falava nisso?

Lindsey - Um amigo disse que ele estava para baixo em abril passado. Eu acho que nenhum de seus amigos (em Porto Alegre) sabia desta realidade. É muito mais fácil falar sobre seus sentimentos online. Você não fica com vergonha. Mas nem sempre funciona para o bem. Há pessoas que até nas "boas" salas de mensagens podem ser cruéis.

ZH - Outras pessoas avisaram a você sobre o que ele estava escrevendo?

Lindsey - Sim. Essas pessoas, que ele não conhecia na vida real, mostraram as ameaças. Nós precisávamos descobrir onde ele morava para dizer à polícia aonde ir.

ZH - Como você conseguiu o endereço dele para passar aos policiais?

Lindsey - Um outro amigo certa vez enviou um pacote para o endereço dele, em Porto Alegre. Era um CD. Nós presumimos que ainda seria o mesmo endereço.

ZH - O que você achou da ação da polícia?

Lindsey - Estou satisfeita que alguém tenha me levado a sério, mesmo que não tenham conseguido em tempo.

ZH - Você leu as mensagens que ele escreveu em um fórum no momento em que estava se matando?

Lindsey - Eu as vi e aí, quando consegui o endereço, chamei a polícia. Ninguém que eu conheça posta aquele tipo de coisa.

Os cuidados

Especialistas apontam causas, indicam sintomas e orientam pais a reconhecer comportamentos de risco em adolescentes:

OS SINTOMAS

Apatia pouco usual, letargia, falta de apetite
Insônia persistente, ansiedade ou angústia permanente
Abuso de álcool, droga ou remédios
Grande impulsividade, agressividade
Dificuldades de relacionamento e integração na família ou no grupo
Insucesso escolar repentino
Afastamento ou isolamento social
Dizer adeus, como se não fosse mais ser visto

AS CAUSAS

A falta de perspectivas, o desemprego, a violência são alguns dos fatores sociológicos apontados pelos especialistas que contribuem para elevados índices de suicídio no mundo contemporâneo
No campo patológico, doenças como depressão e transtorno de bipolaridade tornam adolescentes mais vulneráveis ao suicídio. Eles merecem atenção especial dos pais

OS CUIDADOS

Avaliar os riscos e as pessoas capazes de auxiliar na proteção do jovem
Manter uma atitude não crítica e não julgadora
Desenvolver uma escuta atenta sobre os motivos que levam o adolescente a cogitar o suicídio
Ressaltar a esperança na possibilidade de melhora pela psicoterapia ou pela medicação antidepressiva
A melhora inicial do paciente em meio ao tratamento não descarta hipótese de suicídio. Pelo contrário, em alguns casos os pacientes buscam a morte no momento da melhora
Não tenha preconceito com internação, caso especialistas recomendem. Ela pode preservar vidas. Geralmente as camadas mais abastadas relutam em aceitar a medida

INTERNET

Mantenha-se vigilante em relação aos sites freqüentados pelo seu filho
Um adolescente na Internet, sem cuidado, pode entrar em contato com grupos que se dizem suicidas, mas estão bem vivos
É comum pessoas doentes buscarem na Internet uma forma de se aliviar. Acabam encontrando pessoas tão ou mais doentes
Adolescente de um modo geral são curiosos e podem, eventualmente, deparar com suicidas na rede. O alerta, porém, é quando eles freqüentam exclusivamente sites que fazem apologia à morte

Fontes: Silzá Tramontina, psiquiatra de Crianças e Adolescentes do Hospital de Clínicas, Enio Resmini, psiquiatra e autor do livro Tentativa de Suicídio - Um prisma para a Compreensão da Adolescência e Jair Segal, chefe da Psiquiatria do Hospital de Pronto Socorro .

NoticiaForm
Autor CARLOS ETCHICHURY
Título Adolescente gaúcho tem morte assistida pela Internet
Data 10/08/2006
Fonte Jornal ZERO HORA
Veículo Veículo Nacional
País Brasil
Release Não

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário