Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Como 8ª economia mundial, crise no Brasil pode acabar em seis meses

A Crise
Pelo menos esse é o prazo previsto pela consultoria britânica CEBR (Centro para Pesquisas Econômicas e de Negócios) para que o PIB (produto interno bruto) brasileiro em dólares retorne ao pico. Além disso, estudo conclui que a crise pode fazer o Brasil se tornar a oitava economia mundial.

Segundo um estudo, que faz previsões sobre o comportamento das principais economias do mundo neste ano e em 2009, divulgado nesta semana pela consultoria britânica CEBR, nosso PIB ultrapassaria os PIBs de Canadá e Espanha, ambos atingidos intensamente pela crise mundial.

Embora tenhamos uma queda no PIB entre 2008 e 2009, caindo de 1,7 trilhões para 1,6 trilhões de dólares, ainda assim, segundo economistas, o Brasil deverá crescer acima da média mundial e estará com menor exposição à crise do que já esteve no passado.

E não é só isso, o estudo do CEBR não levou em consideração a "paridade do poder de compra", um fator de ajuste que leva em conta o custo de vida de cada país.

Aí o Brasil nada de braçada. Em outro ranking, o das maiores economias do mundo feito pelo Banco Mundial que leva em consideração a "paridade do poder de compra", o Brasil já seria a nona economia do mundo encostado na caríssima Grã-Bretanha.

Por esse fator de ajuste, a economia brasileira poderá passar a britânica até 2009, segundo a análise do próprio CEBR. Urrú! Brasil-zil-zil!


As Maiores Economias do Mundo em 2009 (valores em US$ trilhões)
1. Estados Unidos 14,57
2. Japão 4,80
3.China 4,78
4. Alemanha 3,40
5. França 2,71
6. Itália 2,17
7. Grã-Bretanha 2,04
8. Brasil 1,59
9. Espanha 1,53
10. Índia 1,35
Fonte: CEBR

Nossos companheiros de BRIC entre as dez maiores economias também têm motivo para comemorar. A Índia passaria da décima-segunda colocação para a décima e a China seria a única entre as dez nações que não teria uma queda no PIB.
Tempo de recuperação das economias até a volta ao pico do PIB (segundo o estudo da CEBR)
  1. Grã-Bretanha - 18 trimestres
  2. Itália - 18 trimestres
  3. Espanha - 16 trimestres
  4. Alemanha - 14 trimestres
  5. Canadá - 12 trimestres
  6. EUA - 9 trimestres
  7. Brasil - 2 trimestres

Se eu tivesse dinheiro na bolsa e fosse tentar prever qual o melhor momento para retirá-lo sem tomar prejuízo. Eu apostaria em esperar pelo menos mais seis meses.
Ok! Aí fica para os leitores julgarem. O jornalista (rotulado de governista) Paulo Henrique Amorim, em seu blog, acha que a imprensa está colocando a crise brasileira maior do que ela é. Eu evito polemizar sob o viés político aqui no blog (tá bom, tá bom, sempre há um viés) mas acredito que se a tese dele estiver correta podemos sofrer mais do que devíamos com a crise (pelo efeito manada que os boatos e noticiário enviesado pode proporcionar) e aí lá se vão empregos e investimentos por água abaixo. Julgue você mesmo: Crise: PiG quer e vai destruir o Brasil. E a si próprio. Afinal, a blogosfera está aí para dar furos que a mídia tradicional não dá. Não é?

Fonte:Crise global pode elevar o Brasil a 8ª economia do mundo - BBC Brasil

http://blog.brasilacademico.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário