Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Estado indiano queria criar ratos para alimentar pobres

O Governo do estado de Bihar, na Índia, abandonou o controverso projecto de criação de ratos em quintas por parte da comunidade dos intocáveis (sem casta), informou este domingo fonte oficial citada pela EFE.

O projecto era dirigido à comunidade musahar, cujo nome provém da prática tradicional de se alimentar de ratos, embora os seus líderes assegurem que a criação desses animais em viveiros não aliviaria a sua miséria.

O chefe do governo regional, Nitish Kumar, assegurou que o projecto foi abandonado a seu pedido. O projecto visava proporcionar alimentação e uma actividade económica aos musahar, mas despertou fortes protestos da oposição de Bihar e de organizações de apoio social.

A comunidade de intocáveis, também conhecidos como «Dalits», a quem Mahatma Ghandi designou como «harijans» («Filhos de Deus», em hurdu) representa 16 por cento da população indiana, e agrupa pessoas que estão fora do sistema de castas e sofreram discriminações ao longo dos séculos.

Nas zonas rurais os intocáveis vivem normalmente em áreas separadas, bebem de poços diferentes, não podem entrar em templos hindus e não podem misturar-se com comunidades com casta.

Cerca de dois milhões de musahar vivem em condições de pobreza extrema na região de Bihar, e segundo números oficiais só cinco por cento sabem ler e escrever e a maioria é vítima de discriminação.

A par com as quintas de ratos, o governo regional de Bihar tinha anunciado um projecto piloto para incentivar o consumo de carne como parte para melhorar a situação da comunidade musahar.

http://diario.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário