Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mais Internet e menos imprensa

32 jornais e 5 revistas fecham portas. 85 por cento dos jovens navegam online32 jornais e 5 revistas fecham portas. 85 por cento dos jovens navegam online.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) não são optimistas para a imprensa nacional: em 2007, segundo revela o relatório «Indicadores Sociais», 32 jornais e cinco revistas fecharam portas. Assim, no ano passado, 762 títulos de jornais e 888 revistas estiveram à venda, o que representa uma redução face a 2006.

Em contrapartida, 40 por cento das famílias possuíam ligação à Internet, um número que aponta para um crescimento de 5 por cento, em relação a 2006. Evolução semelhante teve a ligação à Internet através de banda larga, que chegou aos 30 por cento. A ligação através de cabo para acesso a televisão ultrapassou os 4 milhões.

Os jovens continuam na dianteira da utilização da Internet: 85 por cento dos indivíduos com idades entre os 16 e os 24 anos navegam online, um número que aumentou em todos os escalões etários face ao ano anterior. Dos 55 aos 74 anos, a utilização subiu 3% para os 11 por cento.

No ano lectivo de 2006/07, as escolas tinham pouco mais de 150 mil computadores; 79 por cento com acesso à Internet.

Contudo, apesar de o aumento de utilizadores de Internet, as compras de filmes, música, livros, revistas, materiais de e-learning, bilhetes para espectáculos e eventos diminuíram em 2007; já as compras online em viagens, alojamento, roupa, equipamento desportivo, software informático e equipamento electrónico subiram.

IOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário