Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Mágica e truques que iludem o cérebro

Mágicos há séculos exploram os limites da cognição e da atenção. Agora, neurocientistas começam uma corrida em busca de um tempo perdido
Misha Gravenor
OS MÁGICOS PENN & TELLER executam uma versão atualizada do clássico “truque da serra” que ainda cria uma ilusão inesquecível (Penn está operando a serra; Teller é sua vítima “pronto para qualquer parada”). Neurocientistas estão adaptando os métodos da mágica em diversos tipos de experimento, entre eles o estudo de como o cérebro responde a percepções que parecem violar a realidade.
O refletor se acende sobre a assistente. A mulher de vestido branco curtíssimo é uma fonte luminosa que irradia beleza do palco para o público. O Grande Tomsoni anuncia que irá transformar a cor do vestido dela em vermelho. Tensos, sentados nas poltronas, os espectadores se concentram na mulher, gravando a imagem dela nas retinas. Tomsoni bate palmas e os holofotes se apagam rapidamente, antes de criarem uma atmosfera vermelha. A mulher agora está inundada pela vermelhidão dos projetores.

Mas esperem! Mudar a cor com um holofote não era exatamente o que o público tinha em mente. O mágico pára na lateral do palco, olhando alegremente para sua brincadeirinha. Sim, ele admite ter sido um truque barato; o que ele prefere, explica diabolicamente. Mas temos de concordar, o vestido dela ficou vermelho – junto com todo o resto. Então, o perdoe, e preste atenção mais uma vez em sua bela assistente enquanto ele acende a luz para o próximo truque. Ele bate palmas e as luzes baixam de novo; depois, o palco é coberto por uma imensidão de branco. Espere! O vestido dela realmente ficou vermelho. O Grande Tomsoni conseguiu mais uma vez!

O truque e a explicação dada por John Thompson (conhecido como o Grande Tomsoni) revelam um profundo conhecimento intuitivo dos processos neurais que acontecem no cérebro dos espectadores – um tipo de entendimento que nós, neurocientistas, podemos usar para nosso benefício científico. Veja como o truque funciona. Quando Thompson apresenta sua assistente, o vestido branco e justo dela, silenciosamente, leva os espectadores a acreditar que nada – outro vestido certamente não – poderia estar escondido sob o vestido branco. Essa suposição razoável, é claro, está errada. A mulher atraente em seu vestido apertado também ajuda a atrair a atenção das pessoas para onde Thompson quer – o corpo da mulher. Quanto mais olham para ela, menos percebem os dispositivos dissimulados no chão, e mais adaptados se tornam seus neurônios retinais à brancura da luz e à cor que percebem.

www2.uol.com.br/sciam

Nenhum comentário:

Postar um comentário