Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

To Fora Mais Uma Vez!!! - Cientistas querem fazer sonhos virarem imagens


Transformar nossos sonhos em imagens de televisão é o objetivo de um grupo de pesquisadores japoneses

Transformar nossos sonhos em imagens de televisão é o objetivo de um grupo de pesquisadores japoneses que criou uma nova técnica de análise cerebral, revelaram cientistas nesta quinta-feira.

Uma equipe do laboratório japonês de neurologia ATR, dirigido por Yukiyasu Kamitani, afirma ter conseguido, 'pela primeira vez no mundo, recriar em imagens o conteúdo de percepções cerebrais complexas'.

O trabalho consiste em fazer a pessoa observar uma forma (letra do alfabeto) e reconstituí-la em uma tela por análise da atividade cerebral do indivíduo.

Os pesquisadores interceptaram sinais elétricos procedentes do olho e verificaram a relação entre a forma observada e a reproduzida.

Para chegar a este dispositivo de conversão de sinais cerebrais em imagens de TV, a equipe de Kamitani desenvolveu uma espécie de decodificador de variações cerebrais, associando tipos de sinais a formas básicas conhecidas. Em seguida, combinaram vários pares de sinal-forma para recriar imagens complexas.

No momento, o sistema é limitado e não permite reproduzir todas as percepções, exigindo a criação de um quadro de correspondência entre formas e sinais para cada indivíduo.

'Se um dia conseguirmos reproduzir em imagens os sinais que atravessam nossos neurônios, poderemos, talvez, ver nossos sonhos e pensamentos em uma TV, como se fossem filmes ou programas de televisão'.

Segundo os cientistas, este processo deverá permitir o desenvolvimento de novas formas de interação entre o homem e as máquinas, estabelecendo um conjunto de relações entre uma combinação de movimentos e um padrão de sinais cerebrais.

A técnica empregada também poderá permitir a arquitetos e outros criadores mostrar projetos que passam por suas mentes, quando não encontram palavras ou traços para reproduzi-las.

http://www.cosmo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário