Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Brasil vai vender 100 mísseis ao Paquistão

O Governo brasileiro deu terça-feira luz verde para que uma empresa deste país venda cem mísseis ar-ar ao Paquistão, informou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, noticia a Lusa.

Os mísseis são de curto alcance, supersónicos, teleguiados, dotados de um sistema de detecção do branco por infra-vermelhos e utilizados em caças para perseguições a curta distância, segundo informações da Mectron, a empresa fabricante.

O uso dos projécteis também pode ser focado para a identificação e destruição dos radares inimigos. «Funciona como um sistema de vigilância muito eficaz», explicou Jobim, em declarações aos jornalistas em Brasília.

O acordo foi subscrito em Abril entre o Governo paquistanês e a Força Aérea brasileira, mas dependia da aprovação de Brasília.

A luz verde dada à operação foi dada esta terça-feira pela Câmara de Comércio Externa (Camex) do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Externo, o que significa que o Governo brasileiro dá garantias ao Paquistão em relação ao fabricante.

O custo dos 100 mísseis ascende a 85 milhões de euros (cerca de 101 milhões de dólares ao câmbio actual), que serão pagos através de um empréstimo do Banco de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), instituição pública de fomento de infra-estruturas.

Para atender o pedido, a Mectron terá que aumentar a sua capacidade de produção de um para cinco mísseis por mês, o que «contribuirá» para criar empregos, nas palavras do ministro.

http://diario.iol.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário