Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Mais Um Pouco de Israel - Cesareia de Felipe - Banias

Banias (Arabe pronuncia de Panias) é um sítio arqueológico e uma cidade localizada aos pés do Monte Hermon em Israel Israel, nas Colinas de Golan. A cidade está localizada a cerca de 150 km ao norte de Jerusalem e c. 60 km a sudoeste de Damasco. A cidade também é chamada de Cesareia de Filipe pelo Romanos.




A cidade está localizada junto as Fontes de Banias, uma das nascentes do Rio Jordão.

History

Banias é uma cidade fonte conhecida como Fanium or Panias, seguindo a Pan, o Deus Grego dos pastores. No passado esta foi uma grande fonte oriúnda de uma caverna na pedra calcária, que é abastecida pelo ribeiro conhecido como Nahal Senir. O Rio Jordão se abastece desta fonte e de mais outras duas que nascem nas bases do Monte Hermon. O nível da fonte está bem baixo nos dias de hoje e isto deve ser devido a desflorestação que ocorreu no Monte Hermon ou por causa dos constantes movimentos das camadas geológicas na região. isto devido aos constantes terremotos. A água não mais brota da caverna como então, mas sim dai por debaixo de sua rocha.

Banias teve o seu primeiro perído durante o Helenismo. A Pitolomeu,no terceiro século AC. , constuindo aqui uma local para culto ao sul de .

Este local não aparece na história do Velho Testamento, mas é identificado como Baal-Gad e provavelmente como Laish (Tel Dan)
como é indicado. Este local era certamente uma grande local de culto a
vários deuses, mas o local foi preparado originalmente para a adoração
ao deus Pan, principalmente a caverna que alimentava com suas águas o
Rio Jordão.

A cidade de Paneas foi inicialmente mencionada pelo historiador romano Polivius a cidade dos banhos 200 AC entre a Ptolemeu] e o Sirio (Seleucides) Grego, liderados por Antioco III.
Os (Seleucides) Gregos capturaram Banias e construíram um templo pagão dedicado a Pan, um deus co os pés de um bode que conduz rebanhos tocando flauta.

Flávio Jodefo menciona que o imperador romano Augusto deu Paneaa
para o Rei Herodes, filho de Felipe, que governou a área, expandindo-a
e chamando-a de Cesareia de Felipe (Não confundir com Cesareia Marítima na Costa do Mediterrâneo). EM 61 AD o Rei Agripa II renominou o local de Neronias em homenagem ao imperador romano Nero, mas este nome somente resistiu até o ano de 68 AD.

Em 20 AC, a região do Banias foi anexada ao império de Herodes o Grande. Ele ergueu ali um templo em homenagem ao seu partono. No ano de 2 BC, Herodes Felipe II fundou a cidade pagã e a chamou de Cesareia de Felipe (em homenagem a Augusto Cesar). No passado esta também foi a capital de um extenso reino que incluia o Golan e o Hauran.
Fonte contemporâneas afirmam ser esta cidade Cesareia Panias no Novo
Testamento, Cesareia de Felipe (Mateus. 16:13) e nela Felipe havia sido
criticado por suas práticas pagãs. Neste local se encontrava uma moeda
com seu rosto o que também era considerado uma prática pagã.

Durante a revolta judaica entre 66-70 AD, os romanos capturaram os
judeua de panias. Em 70 AD, após a revolta ter sido reprimida, foram
realizados jogos em comemoração da vitoria de Tito, e muitos dos judeus capturados foram mortos, mas a comunidade judaica alí conseguiu sobreviver.

Banyas foi mencionado no Talmude como um lugar habitado por distintos e judeus instruídos.

No Século I o Banias foi o centro de adoração no Reino de Jerusalem dentro do Reino dos Vassalos de Jerusalem, até que foi capturada por Din de Nur em 1164 .

Em 1920, fontes do Banias criou um conflito que foi decidido por um comite internacional entre o Mandato Britânico e o Mandato Francês; a França prevaleceu mas a região continuou a ser disputada entre o Líbano e a Síria.

Nos anos de 1960, a Síria fez um plano de obstruir as fonte da
região para irrigar suas terras então sobre as colina do Golan até o Rio Yarmuk.
Se este plano viesse adiante, Israel teria suas fontes de águas
prejudicadas o que causaria grandes danos as lavoras, porisso houveram
uma séria de retalhações que deram orígem a um conflito regional.

Em 10 de Junho de 1967, no último dia da Guerra dos Seis Dias,
a Birgada Golani de Israel consegui reprimir os sírios e conquistar a
região. Este ato garantiu a Israel o abastecimento de água na região e
garantiu a sobrevivência da agricultura no Vale de Hula, no norte de Israel.

http://www.cafetorah.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário