Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Bolsa de Estudos - Pós Graduação Teologia e Mais...

Abertas inscrições para bolsas de estudos

Para se candidatar a Bolsa Eiffel para Master e Doutorado, é necessário já ter sido admitido em uma instituição de ensino francesa, porque é a universidade que solicita a bolsa para o estudante. Master: 1.181 € por mês para um ou dois anos. Áreas de estudos: engenharia, economia, administração, direito e ciências políticas.

Doutorado: 1.400 € por mês, por dez meses (2º ou 3º ano de doutorado, de preferência). Áreas de estudos: ciências da engenharia e exatas (física, química, ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências ambientais, ciência e tecnologias da informação e da comunicação), economia, administração, direito e ciências políticas.

Prazo: as instituições devem fazer o pedido de bolsas até 9 de janeiro de 2009. Assim, o estudante que desejar concorrer a uma bolsa deve fazer sua candidatura à universidade o mais rápido possível.

Bolsas da Agence Universitaire pour la Francophonie para Doutorado e Pós-doutorado
O programa apóia pesquisas cujo tema seja útil para o desenvolvimento das universidades ou dos países do hemisfério sul. As universidades envolvidas devem ser membros da Agência (no Brasil: USP, Unicamp, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do rio de Janeiro, Universidade Federal do Paraná).

A bolsa compreende passagens aéreas, seguro, auxílio-moradia e ajuda de custo mensal, determinada em função do país onde a pesquisa será realizada. Prazo para candidatura: até 22 de dezembro de 2008.

20 Bolsas para Master em engenharia
A rede n+i, que reúne 71 escolas de engenharia francesas, anuncia a primeira edição do programa de bolsas ATS (Alten Training Solution) 2009-2010. O programa oferece 20 bolsas para estudantes brasileiros que desejam fazer um Master em uma das escolas da rede. É necessário já ter concluído ou estar concluindo este ano a graduação em engenharia. Não é necessário falar francês. Inscrição on line no site www.nplusi.com até o dia 16 de novembro.

Outras bolsas:
CAPES-Brafagri (graduação): programa de parceria universitária para promoção do intercâmbio de estudantes nas áreas de ciências agronômicas, agro-alimentares e veterinária.

Brafitec (graduação): cooperação bilateral por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias.

Bolsa Emile-Boutmy (graduação na Sciences Po Paris): bolsa própria da Sciences Po Paris atribuída aos melhores estudantes estrangeiros em ciências políticas.

Bolsa Thales-Academia (pós-graduação): bolsa do Ministério francês das Relações Exteriores em parceria com a Thales para Master em Engenharia, Economia e Administração.

Bolsa do Conselho regional Ile-de-France (pós-graduação): bolsas atribuídas pela região parisiense (Île-de-France) para Master em todas as áreas de estudos.

Bourse LOréal - Sciences Po (pós-graduação): bolsa para Master própria da Sciences Po em parceria com a LOréal.

Bolsa Emmanuel Imbert (pós-graduação): bolsa própria da Sciences Po para estudantes de Master latino-americanos.

Bourse Emile-Boutmy Sciences Po Paris (pós-graduação): bolsa própria da Sciences Po Paris atribuída aos melhores estudantes estrangeiros em ciências políticas.

Bourse ENS Cachan (pós-graduação): bolsa própria da Ecole Normale Supérieure de Cachan para mestrado em diversas áreas de estudos.

Bolsa de estudos em Teologia (pós-graduação): bolsa do Ministério francês das Relações Exteriores para estudos em teologia.

Mais informações: www.brasil.campusfrance.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário