Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Conflito - Policiais Arrastam Colonos Judeus na Cidade de Abraão..

05.11.08
Dan Balilty/ap/aeCISJORDÂNIA

Policiais arrastam colonos judeus que ocupavam um edifício na cidade onde está enterrado Abraão.

Hebron (AE) - As forças de segurança de Israel retiraram ontem colonos israelenses de um dos mais voláteis focos de violência na Cisjordânia: um edifício disputado, na cidade bíblica de Hebron, onde está enterrado o corpo de Abraão, considerado o patriarca tanto dos judeus quanto dos muçulmanos. Perto de 600 policiais e soldados do Exército participaram da operação. Foram lançados contra eles pedras, ovos e produtos de limpeza. Imagens da televisão mostraram duas garotas socando soldados. As forças de segurança usaram bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para repelir os aproximadamente 250 assentados. Onze deles foram presos.

A violência rapidamente se espalhou por outras partes da Cisjordânia. Houve ataques contra motoristas, pneus foram queimados e o trânsito foi bloqueado em partes da região, como parte de um plano prévio para responder à retirada dos colonos, já esperada. “Isso é um ato de patifes, judeus despejando judeus de suas casas”, acusou a líder dos assentados Daniella Weiss, falando à emissora Canal 10 TV. Segundo o serviço de resgate, oito pessoas foram feridas, entre eles policiais e assentados. Um assentado tinha ferimentos mais graves e foi levado de ambulância para o hospital.

Os policiais tomaram o edifício de surpresa, em uma operação de cinco minutos. Eles começaram a retirar os 250 residentes um a um. Toda a retirada durou 20 minutos, segundo um porta-voz do Exército. Perto dali, houve brigas entre jovens assentados e palestinos. O ministro da Defesa, Ehud Barak, disse que o despejo foi ordenado após todas as tentativas de persuadi-los a saírem pacificamente terem fracassado. Mais de dez famílias de assentados ocuparam o edifício em março de 2007 e permaneceram ali, apesar das ordens de despejo.

O serviço de emergências israelense informou que 25 pessoas ficaram feridas dos dois lados, sem precisar o dado. Um porta-voz da polícia disse que um policial foi levemente ferido, após jogarem um líquido químico sobre sua face.

Os colonos judeus afirmam que se mudaram para o local após comprarem o edifício de um palestino. Os palestinos negam isso e as autoridades israelenses não reconheceram a venda como legal. A Suprema Corte de Israel ordenou que o edifício fosse esvaziado no mês passado. Com a ordem de despejo, aumentou o número de moradores israelenses no edifício, como forma de fortalecer a resistência. Na quarta-feira, houve um confronto entre jovens judeus e a polícia antidistúrbio. “Nós devemos ser bem claros: se alguém joga uma pedra em um soldado, é como jogar uma pedra no Estado de Israel”, criticou o presidente israelense, Shimon Peres.

http://tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário