Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Polêmica reportagem sobre a IURD ganha o Prêmio Esso de Jornalismo

Polêmica reportagem sobre a IURD ganha o Prêmio Esso de Jornalismo

A reportagem, produzida ao longo de dois meses de consultas na Junta Comercial, revelou que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é proprietária de 23 emissoras de tevê e 40 estações de rádio, além de manter 19 empresas registradas em nome de fiéis.

Publicada no dia 15 de dezembro de 2007, a reportagem de Elvira gerou a indignação de fiéis da IURD, que impetraram 105 petições na justiça contra a jornalista, numa orquestração deliberada, segundo indícios, pela cúpula da igreja. As petições deram entrada em diferentes cidades e a terminologia e argumentos que os moviam eram coincidentes.

Em declaração ao portal Imprensa, Elvira disse ter ficado surpresa com o modo como a sua reportagem foi interpretada pela igreja e fiéis, principalmente pelo fato de não se tratar de material opinativo. Ela agradeceu o apoio recebido pelos colegas de profissão, que “formaram uma fileira em defesa da reportagem e da imprensa”, inibindo a ação da Universal.

“Emocionalmente, essa série de processos me causou um impacto muito grande, porque eu temi que me jogassem contra fiéis da Igreja Universal”, desabafou a jornalista premiada, que chegou a receber 13 intimidações judiciais em apenas uma semana.

Do total de 105 processos movidos contra Elvira, 58 já foram arquivados ou vencidos pela jornalista. A repórter espera que o prêmio “ajude a desatar esse nó judicial”.

Além do Prêmio Esso de Jornalismo, a cerimônia de premiação também contemplou outros 13 profissionais dos segmentos de telejornalismo, mídia impressa e fotografia.

Gospelmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário