Numa operação que demorou 23 horas, cirurgiões refizeram 80% da cara de uma mulher americana, transplantando ossos, dentes, músculos e nervos.
A mulher operada sofria de um traumatismo severo que lhe custou um olho, grande parte do nariz e a sua maxila superior. A paciente tinha dificuldades em respirar, cheirar, comer e sorrir.
A cirurgia decorreu no Cleveland Clinic em Ohio, há duas semanas atrás e demorou 23 horas. A equipa de cirurgiões era formada por oito especialistas de transplantação de ossos, músculos, vasos sanguíneos e nervos.
“Nós transplantamos a pele, todos os músculos da cara na parte superior e mediana da cara, o lábio superior, o nariz, a maioria das cavidades à volta do nariz, a maxila superior incluindo dentes, e nervos faciais”, explicou Francis Papay, chefe dermatologista e cirurgião plástico da clínica.
“A nossa esperança é…que ela volte a sorrir”, continuou Francis Papay.
A clínica manteve a confidencialidade relativamente à paciente e à forma como ficou com os traumatismos, bem como ao seu dador.
Esta é a quarta operação realizada no mundo inteiro. Em 2005 cirurgiões franceses substituíram a face de uma mulher depois da mesma ter sido atacada pelo seu próprio cão.
Em 2006, médicos chineses fizeram um transplante a um homem de 30 anos, vítima da violência de um urso. Em 2007, um homem de 29 anos, que sofria da doença de Von Recklinghausen, cuja face estava deformada, também foi alvo de uma cirurgia de transplantação.
JN
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário