Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Casal de noivos executado em público por taliban no Afeganistão

14.04.2009
Ele tinha 21 anos. Ela tinha menos dois anos do que ele. Ambos viviam na aldeia de Khash Rod, no distrito de Nimroz, no Afeganistão, junto ao Irão e ao Paquistão, onde tem aumentado a influência dos taliban. Queriam casar-se, mas a união não tinha a aprovação das suas famílias. Ontem foram executados em público.

Estavam a caminho do Irão, para onde tentavam fugir, e foram apanhados e trazidos de volta para a sua aldeia. Foi frente à mesquita que foram mortos a tiro, depois de três responsáveis taliban terem emitido uma fatwa (édito religioso) dando ordem para a morte.

O governador da província Ghulam Dastageer, que deu a notícia à AFP, responsabilizou os taliban pelo acto que qualificou de “insulto ao islão”.

“[Os jovens] eram adultos, nenhum deles era casado, amavam-se e queriam casar-se, tinham fugido das suas famílias que não aprovaram a união”, explicou o governador, sugerindo que os familiares dos noivos terão ligações aos taliban.

Nenhum responsável ou porta-voz taliban estava disponível para comentar, escrevem a AFP e a Reuters.

Os taliban, que se opõem ao Governo apoiado pelos Estados Unidos, têm estendido e reforçado a sua influência em várias zonas do Afeganistão, sobretudo nos últimos três anos. O sul do país tornou-se bastião dos “estudante de teologia”. Estes também controlam zonas remotas em vários pontos do país onde não chegam as forças internacionais, refere a BBC.

As execuções públicas e extrajudiciais em crimes de honra voltaram a ser praticadas nalgumas dessas zonas do Afeganistão. Foram comuns no país a partir de 1996, quando os taliban chegaram ao poder em Cabul e até 2001, quando foram derrubados por uma coligação de forças internacionais liderada pelos Estados Unidos.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário