Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Escola de Aristóteles, nova atração de Atenas

MINISTRY OF CULTURE, AP

Atenas prepara terreno para engordar seu cardápio de opções turísticas com mais uma atração milenar.

O Ministério da Cultura da Grécia está investindo US$ 5,9 milhões na recuperação da área em que os arqueologistas acreditam ter funcionado a famosa escola do filósofo Aristóteles (384-322 a.C.), há 2,5 mil anos.

Localizadas no centro da cidade, as ruínas do Liceu estão sendo escavadas e abrigarão um museu, que terá disposição semelhante à estrutura em que o filósofo educava a elite ateniense há mais de dois milênios.

A construção, que ocupará um espaço de 3,6 hectares, terá inclusive os banheiros e dormitórios que foram descobertos por arqueólogos em 1996.

A intenção do governo é abrir o sítio à visitação de turistas a partir do próximo ano.

LICEU, EM HOMENAGEM A APOLO LÍCIO

Aristóteles fundou o Liceu quando já contava com mais de 50 anos de idade, como rival à já meio decadente academia de Atenas.

Para isso, o filósofo alugou alguns edifícios próximos ao templo em honra a Apolo Lício - de onde a escola acabou se chamando Liceu.

Os estudantes receberam o nome de Peripatéticos, porque aprendiam passeando com o seu mestre nos jardins da escola.

O Liceu do famoso pensador foi uma das três mais importantes escolas de filosofia da antiguidade e ficava próximo ao atual Parlamento grego, à Acrópole e ao Partenon. No local, Aristóteles transmitia seus conhecimentos dando passeios com os alunos.

Fonte




Nenhum comentário:

Postar um comentário