Este Blog permanece ativo 24 horas por dia e somente informa os que aqui chegam, com assuntos que circulam pela internet e jornais. Não categoriza nem afirma isso ou aquilo como verdade absoluta. Não pretende desenvolver uma doutrina, nem convencer ninguém. Mas apenas que possamos refletir em assuntos importantes de nosso dia-a-dia. Portanto, tudo que for postado são de conteúdo informativo, cabendo a cada um ter suas próprias conclusões.

domingo, 26 de abril de 2009

Berlim diz «não» a aulas de religião obrigatórias


Mais de metade dos eleitores votaram «não» num referendo sobre a obrigatoriedade das aulas de religião nas escolas de Berlim, anunciaram fontes oficiais, quando já estão contados 95 por cento de quase 710 mil votos expressos.


(Arquivo)

De acordo com os dados divulgados, 51,3 por cento dos eleitores votou «não», contra 48,5 por cento de votos a favor, o que significa nas escolas da capital alemã, do sétimo ao 10º ano, continuará a haver apenas aulas obrigatórias da disciplina de Ética, introduzida há três anos, sendo que as aulas de Religião permanecem facultativas.

Para alterar a lei, a iniciativa Pro Reli - que promoveu o referendo, dizendo que pretendia colocar a disciplina de Religiáo em pé de igualdade com as aulas de Ética - precisava não apenas da maioria dos votos expressos, mas também de, pelo menos, um quarto do número 2,45 milhões de eleitores inscritos, o que corresponderia a um mínimo de 611.422 votos no «sim».

A Pro Reli agrupou as duas principais igrejas representadas em Berlim, a Católica e a Protestante, e teve também o apoio da comunidade judaica e da União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel e dos Liberais (FDP), além de algumas destacadas figuras do Partido Social-Democrata (SPD).

As igrejas, cujos crentes representam cerca de 30 por cento dos 3,36 milhões de habitantes de Berlim - considerada um centro do ateísmo na Alemanha -, exigem que as aulas de Religião passem a ser obrigatórias, considerando «irrealista» esperar que os alunos se decidam a frequentar aulas facultativas, devido à sobrecarga horária do conjunto das outras disciplinas.

Os partidários do «não» reuniram-se na iniciativa Pro Ética, que considera o modelo actual o mais adequado para promover o diálogo intercultural. Entre estes partidários estavam o Senado (governo regional) de Berlim, formado pelo SPD e pelo Partido de Esquerda (Die Linke), os Verdes, vários sindicatos e outras forças de esquerda, lideradas pelo presidente do Parlamento Regional, Walter Momper (SPD).

Fonte


Um comentário:

  1. Sou contra a religião ser obrigatória em escolas. Se for em um colégio católico até vai, mas em escola pública não. Vivemos em um estado laico e devemos respeitar todas as religiões do mundo. Abraços.

    ResponderExcluir